Comportamento Geral

Dicas para preparar um cantinho para a prática de Yoga

Yoga é uma atividade que promove inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente, portanto é muito importante destinar um espaço tranquilo para a sua realização. Pensando nisso, a megastore Yamamura traz orientações para iluminar corretamente o local destinado à prática, afinal, o tipo de luz escolhida interfere diretamente nos resultados obtidos, assim como na sensação de bem-estar. Confira!

Para entrar no clima

Luzes indiretas (como em casos de peças com cúpulas, por exemplo) e de temperatura de cor branco quente (2700K a 3000K) são indicadas para Yoga e a meditação, pois propiciam sensações de aconchego e calmaria. Luminárias de apoio como arandelas, abajures, luminárias de piso ou mesa são igualmente indicadas. Evite luzes com 4000K ou mais, pois são mais recomendadas para estudos ou trabalho.

Paleta de cores suave e iluminação quente no décor – Projeto do arquiteto André Viana e foto de Emerson Rodrigues

Verde & Bem-Estar

Peças que remetam à natureza, à simplicidade ou ao trabalho artesanal, em composições com madeiras, bambus, pedras, cerâmicas, fibras (palha, juta etc.), tecidos (algodão, linho etc.) contribuem para um clima leve. A presença de plantinhas e flores também ajuda a relaxar, assim como aumenta a conexão com a nossa verdadeira essência.

Dois exemplos de varandas: a primeira, assinada pelo arquiteto Pietro Terlizzi e, a segunda, pela designer Eliana Franco / Fotos de Emerson Rodrigues

Automação e dimerização

A tecnologia também pode ajudar muito para a prática dessas atividades! Por meio da automação e da dimerização (controle da intensidade da luz), cenas diferentes podem ser criadas, para auxiliar na respiração, na troca de movimentos, ou até mesmo para uma melhor concentração e introspecção.

O quarto também é um ótimo ambiente para a prática da meditação. Para isso, deve-se utilizar luzes e acessórios corretos / Projeto da arquiteta Daniela Funari e foto de Emerson Rodrigues

Cromoterapia

Outra alternativa na busca do bem-estar é a cromoterapia, uma prática pseudocientífica capaz de utilizar as diferentes cores da luz no tratamento de diversos problemas. Por isso, a iluminação certa pode ser a solução perfeita para reequilibrar e harmonizar as energias, algo essencial para a saúde física e mental! Nesse caso, os produtos que possuem o sistema RGB realizam uma série de combinações de cores.

Na cromoterapia, vermelho está associada à vitalidade / Projeto da arquiteta Gigi Gorenstein e foto de Emerson Rodrigues

Linha Philips Hue

A Yamamura indica a linha Philips Hue. Trata-se de um sistema de iluminação inteligente, composto por lâmpadas, fitas de LED e a luminária Hue Go, que podem ser acionados por meio de aplicativo, do próprio smartphone (dentro e fora de casa).

Luminária Hue Go, da linha Philips Hue / Divulgação Philips

Dessa forma, é possível realizar tanto a dimerização com temperaturas de cor que variam entre âmbar (2000K – para o relax, mais aconchegante) a branco frio (6500K – para maior concentração), quanto a cromoterapia. Também é possível incluir cenas programadas para transformar o ambiente de acordo com o momento.

Leia também