Setor se prepara para fluxo intenso de clientes no domingo (10) e projeta crescimento expressivo no faturamento
O próximo domingo (10) promete ser movimentado para bares e restaurantes do Espírito Santo. Comemorado em todo o país, o Dia dos Pais deve levar famílias inteiras a celebrarem fora de casa, impulsionando o setor de alimentação fora do lar. A expectativa é de crescimento de até 30% nas vendas em relação a um fim de semana comum, segundo o Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares do Espírito Santo (Sindbares) e a seccional capixaba da Abrasel.

De acordo com o presidente do Sindbares/Abrasel ES, Rodrigo Vervloet, a data é uma das mais importantes para o setor ao longo do ano, especialmente no horário do almoço. “O Dia dos Pais é um momento de reunião familiar, e muitos optam por comemorar em bares e restaurantes, o que contribui de forma significativa para o desempenho do setor”, destaca.
O clima de otimismo não se restringe ao Espírito Santo. Em nível nacional, levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que 76% dos empresários do setor esperam um aumento nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. A maioria prevê crescimento de até 26% no faturamento.
A confiança no bom desempenho se reflete também na movimentação nos bastidores dos estabelecimentos. Muitos empresários já reforçaram suas equipes e ajustaram estoques e cardápios para atender à demanda. “Além do reforço nas equipes, os bares e restaurantes estão investindo em cardápios temáticos, promoções especiais e ações para tornar a experiência do cliente ainda mais atrativa”, afirma Vervloet.
Para dar conta do aumento no fluxo de clientes, o setor já vem se preparando com contratações temporárias e reorganização interna. “Essa é uma data que exige planejamento. O aumento na demanda significa também geração de empregos e movimentação da economia local”, ressalta o presidente do sindicato.
Vervloet também chama a atenção para a importância de manter a qualidade no atendimento, mesmo com o volume elevado de clientes. “É uma ocasião para comemorar, mas também uma grande oportunidade de fidelizar o público. Um atendimento bem estruturado, mesmo em datas movimentadas, contribui para que o cliente volte em outras ocasiões ao longo do ano”, conclui.
Com expectativa de casas cheias, o setor se prepara para um domingo de celebração e bons negócios — tanto para quem oferece quanto para quem busca uma boa mesa para homenagear os pais.