Amargo, ao leite, branco, crocante… não importa a variação, o chocolate é queridinho em todo mundo. Tanto que tem um dia inteirinho dedicado a ele: 7 de julho. E, para celebrar a data, a empreendedora capixaba Creuzeni Brandão, a Donna Tonha, compartilha a receita de um delicioso pavê, que caiu nas graças dos seus clientes gringos.
Advogada de formação, Creuzeni Brandão mora há uma década nos Estados Unidos. Decidida a largar o Direito, se formou Chef e atualmente vende ao público americano, e também aos brasileiros que moram por lá, várias delícias com gostinho brasileiro. E faz o maior sucesso!
Seu pavê de chocolate, garante, é um dos carros-chefes do cardápio autoral de sobremesas. Servido em diversos formatos – em quadradinhos, na taça ou na travessa, o doce tem um toque especial e bem brasileiro: a massa do nosso tradicional brigadeiro. “Também leva frutas no topo, chocolate salpicado, bolacha crocante, É realmente irresistível”, declara Donna Tonha.
Outro sucesso de vendas é o bombom de caipirinha. “Uni o chocolate a uma bebida brasileiríssima”, diz.
Celebração mundial
O Dia Mundial do Chocolate marca o dia que essa delícia chegou, por volta do século XV, à Europa, tornando-se sinônimo de poder e riqueza.
Benefícios do chocolate
Além de adoçar o paladar, o consumo moderado do chocolate também traz benefícios à saúde, como a melhoria no humor e na redução do estresse, melhora o fluxo arterial e contribui para a saúde cerebral.
Pavê de Chocolate
Ingredientes:
Buttercream/ Creme de manteiga:
200 gramas de manteiga sem sal gelada;
01 xícara de açúcar refinado;
02 caixinhas creme de leite;
01 colher de sopa de essência baunilha
Para a camada do brigadeiro:
1 lata de leite condensado
100ml de creme de leite
03 colheres de sopa de chocolate ( 70%)
(Observe que a cor do brigadeiro vai depender do seu gosto. Se vc quiser fazer branco, use chocolate branco, se quiser marrom, use chocolate marrom)
01 pacote biscoito Maria.
Brigadeiro:
Em uma panela, misture o leite condensado, o creme de leite e o chocolate. Mexa em fogo baixo até que desgrude da panela. Transfira para um refratário e deixe esfriar em temperatura ambiente.
O ponto do brigadeiro é o da primeira fervura, quando ele começa a soltar da panela;
Adicione duas colheres de creme de leite ao brigadeiro. Reserve.
Buttercream/ Creme de manteiga:
Coloque na batedeira a manteiga com o açúcar refinado na velocidade média, acrescente o creme de leite até que se transforme num creme branco.
Desligue a batedeira, adicione o chocolate em pó ao creme de manteiga. Esse creme vai ser usado para intercalar as bolachas Maria.
Montagem 1
Numa travessa, faça camadas da bolacha levemente banhada ao leite, e o creme de manteiga .
Observe que se as bolachas ficarem muito moles, não as molhe ao leite, para deixar as bolachas crocantes.
Finalize com uma camada generosa do brigadeiro, e pulverize com o chocolate em pó. Se quiser pode salpicar com granulados de chocolate.
Faça o jogo das cores. Se fizer as camadas com chocolate branco, utilize biscoitinhos brancos para decoração, granulados brancos, pulverize com chocolate preto.
Faça um equilíbrio entre os chocolates usando 100% cacau, 70%, meio amargo, mas evite 100% doce, porque o brigadeiro já é doce.
Leve ao congelador tempo suficiente para congelamento.
Retire meia hora antes de servir.
Montagem 2
Você pode fazer a montagem em taças .
A finalização pode se dar com frutas em seu topo e folhinhas de menta.
Montagem 3
Vc pode montar o pavê numa tábua, levar ao congelador.
Retire, já faça os cortes da forma como achar mais elegante, e enfeite com frutas delicadamente posicionadas no topo.