Saúde

Dezembro Laranja deste ano alerta para os cuidados individuais contra o sol

A Sociedade Brasileira de Dermatologia enfatiza que as medidas de proteção devem ser individualizadas, levando em consideração os diferentes tipos de pele dos brasileiros

A tradicional campanha anual “Dezembro Laranja”, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), este ano chama atenção para os cuidados individualizados que os brasileiros devem ter para prevenir o câncer de pele. Pela diversidade étnica do Brasil, a organização destaca a importância de entender as particularidades de cada tipo de pele na hora de se proteger contra os raios solares.

De acordo com a SBD, o câncer de pele é a forma mais comum de câncer no Brasil, representando 33% de todos os diagnósticos da doença. A dermatologista e membro da associação explica que “ele ocorre devido ao crescimento anormal e descontrolado das células da pele e pode ser subdividido em diferentes tipos, como o Carcinoma basocelular, Carcinoma espinocelular e o Melanoma, que é o mais letal e perigoso”.

A dermatologista sinaliza que os raios solares são os principais causadores do câncer de pele, especialmente em pessoas com pele clara, cabelos claros e olhos claros. Por isso, é fundamental redobrar os cuidados durante o verão, época em que os raios solares são mais intensos e os dias são mais longos.

A conscientização em dezembro está diretamente ligada ao início do verão, proporcionando uma oportunidade ideal para reforçar a importância dos cuidados com a pele. Karina recomenda evitar a exposição solar entre 9h e 16h, quando o sol está mais intenso. Além disso, utilizar protetor solar com fator mínimo de 30, chapéus e óculos de proteção UV são medidas essenciais para a prevenção do câncer de pele.

“É fundamental entender que cada pessoa possui um tipo de pele único, e por isso a escolha do protetor solar e outras medidas de proteção devem ser orientadas por um dermatologista”, alerta a médica. O acompanhamento profissional é fundamental para garantir uma abordagem personalizada e eficaz na prevenção do câncer de pele.

É importante lembrar que aproveitar o sol é possível, mas a precaução sempre deve vir em primeiro lugar. Cuide da sua pele e consulte um dermatologista para obter orientações específicas para o seu tipo de pele.

Leia também