Pilotagem e mecânica em comemoração ao Maio Amarelo
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) abriu, nesta terça-feira (6), as inscrições para dois cursos gratuitos voltados à segurança e capacitação de condutores: Pilotagem de Motocicleta e Mecânica Básica de Carro e Moto. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas até quinta-feira (8), pelo site oficial do órgão: www.detran.es.gov.br.
A ação faz parte da programação do Maio Amarelo, campanha internacional voltada à conscientização sobre segurança no trânsito. Ao todo, serão disponibilizadas 75 vagas, divididas entre os dois cursos: 15 para aulas de pilotagem e 60 para o curso de mecânica básica, ambos voltados ao público geral, com foco em homens e mulheres habilitados.
Com objetivo de aprimorar a condução segura e consciente, o curso de pilotagem será realizado no dia 20 de maio e terá carga horária de 8 horas. A programação será dividida em dois turnos: das 8h às 12h (teoria) e das 13h às 17h (prática).
A parte teórica acontecerá no Detranzinho, localizado atrás do Vitória Apart Hospital, em Serra, enquanto a parte prática será na Avenida Marginal, nº 5704, Jardim Carapina, também na Serra.
Para participar, o candidato deve possuir habilitação na categoria A (moto), estar regular com o Detran (sem penalidades como suspensão ou cassação da CNH), além de levar sua própria motocicleta e capacete.
O curso de mecânica será dividido em dois dias: no dia 21 de maio, voltado exclusivamente à mecânica de motocicletas; e no dia 22 de maio, com foco na mecânica de automóveis. As aulas ocorrerão das 8h às 12h (parte teórica) e das 13h às 17h (parte prática), no mesmo local da parte teórica do curso de pilotagem, o Detranzinho.
Com 60 vagas disponíveis, o curso ensinará fundamentos de manutenção preventiva, leitura de painéis, verificação de fluídos, motor e freios, além de dicas para condução econômica e prolongamento da vida útil do veículo.
Os participantes também devem ser habilitados na categoria A, estar com a documentação em dia, e ter moto e capacete, no caso do módulo voltado a motocicletas.
De acordo com o Detran|ES, a iniciativa busca não apenas capacitar os condutores, mas também incentivar uma cultura de responsabilidade e prevenção no trânsito, principal objetivo da campanha Maio Amarelo. As aulas serão ministradas presencialmente por técnicos especializados de empresas parceiras do departamento.