Cidade

Desacelere: Detran|ES intensifica ações de conscientização no Maio Amarelo em todo o Estado

Campanha do Detran|ES leva educação e fiscalização a diversos municípios capixabas com foco na preservação da vida no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) está promovendo uma série de ações educativas e de fiscalização em todo o Estado como parte da campanha “Maio Amarelo”, movimento nacional voltado à conscientização para um trânsito mais seguro. Com o tema deste ano, “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a campanha tem como objetivo chamar a atenção de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas para atitudes mais responsáveis nas vias capixabas.

Durante o mês de maio, as equipes de Fiscalização e de Educação do Detran|ES intensificaram as atividades para alcançar a população com mensagens que reforçam o valor da paciência, da empatia e do respeito às leis de trânsito.

Na última quarta-feira (14), a equipe de Fiscalização do Detran|ES esteve no município de Afonso Cláudio para uma operação conjunta com a Fiscalização Municipal e a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). A ação, de caráter educativo, abordou 392 veículos e realizou 131 testes de alcoolemia, reforçando a importância de não dirigir sob o efeito de álcool.

Já na terça-feira (13), foi a vez de Nova Venécia receber a operação conjunta com o 2º Batalhão da PMES. Foram 102 veículos abordados, resultando em 42 autos de infração por infrações à legislação de trânsito e a remoção de um veículo ao pátio por irregularidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Paralelamente às ações de fiscalização, a equipe de Educação do Detran|ES levou o projeto “Detran nas Empresas” a funcionários da Grande Vitória. Por meio de recursos interativos, como óculos simuladores de sono e embriaguez, os participantes puderam experimentar os efeitos de situações de risco na condução de veículos, como o cansaço e o consumo de álcool, reforçando a necessidade de atitudes prudentes no trânsito.

O projeto “Atenção pela Vida”, voltado à sensibilização direta dos cidadãos, também marcou presença nas cidades de Serra, Vitória, Nova Venécia e Baixo Guandu. Em Vitória, a ação chegou aos estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Renato José da Costa Pacheco, no bairro Jardim Camburi, promovendo educação para o trânsito desde a juventude.

Com ações diversificadas e abrangentes, o Detran|ES reafirma seu compromisso com a redução de acidentes e mortes no trânsito, promovendo a cultura da paz e do cuidado mútuo nas vias. O recado deste Maio Amarelo é claro: desacelerar é um gesto de respeito à vida — a sua e a do próximo.

Leia também