Internacional

Cruzeiro com brasileiros com sintomas de gastroenterite é impedido de atracar nas Ilhas Maurício

Autoridades mantiveram a proibição por dois dias alegando risco à saúde. Um navio turístico impedido de atracar nas Ilhas Maurício no sábado (24) pelas autoridades do país devido a um risco sanitário. O desembarque deve ocorrer nesta madrugada. Alguns passageiros tiveram sintomas de gastroenterite, e havia suspeita de cólera.

 Após testes e dois dias de espera, a população do navio foi liberada nesta segunda-feira (26) para desembarque, que deve ocorrer na madrugada de segunda para terça, no horário de Brasília (manhã de terça no horário local).

O cruzeiro tinha duração de 12 dias, saiu da África do Sul e tinha como destino as Ilhas Maurício no domingo (25). Eram previstas no trajeto três paradas em cidades sul-africanas, duas em Madagascar, uma na Ilha da Reunião e a última em Porto Luís, capital das Ilhas Maurício.

Sem essa parada na Ilha da Reunião, o navio chegou às Ilhas Maurício na tarde de sábado (horário local), mas apenas se aproximou da ilha e diminuiu a velocidade. À noite, agentes sanitários subiram a bordo de máscara, pranchetas e termômetros. Eles colheram amostras de água, de comida e dos doentes e entrevistaram pessoas no hall principal do navio.

“Eu fiquei muito tensa e assustada. Imagina a situação, a poucos metros das Ilhas Maurício, sem poder sair de um navio e ainda à espera de resultados de exames que poderiam detectar casos de cólera aqui. Muito difícil manter a calma”, disse a jornalista Isabela Scalabrini, que está a bordo do navio com seu marido.

Nesta segunda (26), dois dias após chegar às Ilhas Maurício, uma boa notícia: o resultado dos testes saiu e a cólera foi descartada —era apenas gastroenterite. Com isso, os passageiros e a tripulação foram liberados para desembarque, que deve ocorrer na madrugada de hoje (manhã de terça-feira no horário local).

Segundo Isabela Scalabrini, a imigração dos passageiros foi realizada dentro do navio durante a noite.

“Na hora do anúncio do comandante de que os exames detectaram apenas casos de gastroenterite, eu até chorei de alegria. Muita gente pelo navio vibrou, foi uma sensação muito boa, sem doenças e liberados. Imagina ficar de quarentena de verdade aqui dentro, por dias?”, afirmou.

O navio atracou no cais de Porto Luís no início da tarde desta segunda (horário local), e desceram apenas alguns tripulantes.

Leia também