Entretenimento

Crias.Lab agita a quadra da MUG

Nos dias 28 e 29 de junho, a Quadra da Mocidade Unida da Glória (MUG), em Vila Velha, será o palco da segunda etapa do Crias.Lab 2024, projeto de comunicação e cultura voltado para jovens das comunidades periféricas. Com programação totalmente gratuita, o evento reunirá mostra de curtas-metragens, bate-papo sobre a produção audiovisual contemporânea e novas formas de comunicação digital nas comunidades, baile com DJs renomados e shows de encerramento com atrações locais e nacionais, reunindo os artistas Akila, BiaB, Budah e VK.

O Projeto Crias.Lab é uma realização da Puri Produções, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), do Governo do Estado do Espírito Santo. O patrocínio é da ESGás e EDP – distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, com apoio do Instituto Energisa e Co.liga e parceria da TVE-ES.

A coordenadora geral do Crias.Lab, Thamires Amon, afirma que a curadoria do evento foi construída com o objetivo de oferecer uma programação diversificada e envolvente para celebrar a arte, a cultura e a diversidade local. “O Crias.Lab é um evento que celebra a cultura urbana, dando voz às juventudes das comunidades periféricas. Nossa missão é capacitar jovens talentos e promover a democratização do acesso à produção cultural e comunicação digital”, destaca.

Sexta-feira, 28

A programação terá início na sexta-feira (28), às 17h, com a apresentação do DJ Gegeo, que dará as boas-vindas ao público com line-up baseado em gêneros musicais como afrobeat, amapiano, ukg garage, Jersey, funk e uma pitada de hip hop.

Em seguida haverá a realização do Cine.Crias – Mostra Capixaba de Curtas-Metragens, com curadoria de Adryelisson Maduro. A seleção terá como tema “O Espírito Santo na tela: seja como cenário, seja por trás das câmeras”, com a exibição de cinco curtas-metragens que compõem a produção audiovisual capixaba.
Após a exibição, a programação segue com bate-papo reunindo os realizadores da mostra e a atriz Bárbara Colen, conhecida nacionalmente por sua atuação nos filmes “Aquarius” e “Bacurau” e pela novela “Quanto mais vida, melhor!”.
Participam do debate o curador Adryellison Maduro, a produtora cultural Isabella Baltazar e alunos dos laboratórios de produção de videoclipe e documentário do Crias.Lab. A mediação será de GG Fákòlàdé. “Neste bate-papo, os cineastas da mostra irão compartilhar suas jornadas no audiovisual, proporcionando uma visão aproximada dos reais e subjetivos processos artísticos que envolvem uma produção de cinema no Espírito Santo”, afirma a coordenadora Thamires Amon.
Em seguida, a quadra da MUG vai se transformar em uma potente pista de dança com a realização do Baile da Nega – Preto, Versátil e Elegante – Edição Baile Charme.
Nesta edição, além dos DJs capixabas Jone Bl b2b Alien, Negana e Gegeo tocando em formato inédito, o Crias.Lab contará com a participação de dois artistas que fazem parte da história do baile charme carioca: o DJ Julio Rodrigues e a DJ Gab. “O Baile da Nega tem como principal objetivo valorizar artistas independentes e fortalecer o circuito cultural das vertentes da música negra e suas transformações a partir da diáspora brasileira e mundial”, afirma a DJ Negana.

Sábado, 29
No sábado, o evento terá início às 14h, com apresentação do DJ Sistah Ilú, que vai receber o público com sua pesquisa sonora que tem como principal elemento o grave dos Sound Systems e a mistura de dancehall, hip hop, black music e funk, entre outros gêneros musicais.
Das 14h30 às 16h, acontece a resenha “Futuros nas telas”, com participação de Sara Pavani, Eliza Capai, Dimas, Premier King e Renata Novaes, e a mediação de Débora Garcia (RJ). No bate-papo, estará em pauta o futuro da educação nos grandes centros urbanos e suas periferias a partir da representação do audiovisual e da comunicação digital.
A atração seguinte, intitulada “Sonoridade e Memória”, vai convidar os participantes Jefinho Faraó, Afronta MC, LD da Favelinha, Noventa MC, Bocaum MC e Larinhx a compartilhar suas experiências pessoais e reflexões sobre como a música, enraizada na ancestralidade, molda suas vidas e os conecta uns aos outros. A mediação será da jornalista Donna Oliveira.
Por sua vez, a resenha “Novas formas de comunicação digital (nas comunidades)” vai debater a importância da comunicação digital como ferramenta de exercício de cidadania e colaboração entre pessoas, tendo como participantes Ronald Pessanha, Rene Silva, Pâmela Carvalho, Ryan Gouveia, Geisiane Teixeira e Winny Rocha, com mediação de Fabiana Cecy.
A partir das 20h10, a quadra da MUG vai ferver com os shows de encerramento de artistas reconhecidos no cenário da música preta contemporânea. É o caso do capixaba Àquila Sabino, mais conhecido como Akilla, que vai se apresentar tendo como convidada BiaB, artista preta da zona norte carioca que se destaca na combinação de R&B e soul music.
Às 21h35, sobe ao palco a badalada Budah, artista capixaba que acumula milhões de views no YouTube e recebeu indicação à WME AWARDS, na categoria “compositora”. Referência do R&B e trap, Budah terá como convidado o capixaba VK, artista reconhecido nacionalmente no cenário musical por seus inúmeros lançamentos solos, colaborativos e feats que atingiram milhões de views e streams.
Fechando a noite, a festa Treme Ú Baile promete agradar a juventude periférica e LGBTQIA+ capixaba com uma mescla dos bailes do Sudeste com características únicas do funk capixaba. O line-up inclui os DJs Asiat, LD, Madeusa (apresentação Casa Lacraia Kunty), Larinhx e Scoob.

Leia também