Intenção de Consumo das Famílias Capixabas Cresce pelo 3º Mês Consecutivo
O cenário econômico do Espírito Santo apresenta uma boa nova: o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou crescimento pelo terceiro mês consecutivo, atingindo 110,2 pontos em outubro. Esse número não apenas indica um otimismo crescente entre os consumidores capixabas, mas também supera a média nacional, que é de 103,2 pontos, e a do Sudeste, que é de 105,5 pontos. Comparado a setembro, o ICF capixaba cresceu 0,61%, enquanto o indicador brasileiro teve um aumento mais modesto de 0,14%.
Os dados, divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisados pela Connect Fecomércio-ES, mostram que as famílias capixabas estão mais satisfeitas com a quantidade de produtos e serviços adquiridos. Para Ana Carolina Júlio, coordenadora de pesquisa da Fecomércio-ES, essa disposição das famílias para consumir pode resultar em um aumento significativo nas vendas, especialmente em datas comerciais como a Black Friday, o Natal e o Réveillon.
O ICF é composto por sete subíndices, e cinco deles se mantiveram em níveis de satisfação, incluindo emprego atual (133,5), renda atual (130,8) e acesso ao crédito (111,2). A perspectiva profissional, no entanto, foi o único subíndice a ficar abaixo da média nacional, refletindo uma cautela em relação a futuras oportunidades de emprego.
“A expectativa de ascensão profissional é crucial. Quando as pessoas se sentem inseguras sobre suas carreiras, tendem a ser mais conservadoras em relação a gastos maiores”, explica Ana Carolina.
O crescimento do ICF é impulsionado, principalmente, pelo aumento do subíndice de nível de consumo atual, que subiu 4,08% em outubro. Apesar de ainda estar abaixo dos 100 pontos (nível considerado satisfatório), esse é o melhor resultado desde novembro de 2014, o que indica que as famílias estão mais satisfeitas com seu nível de consumo.
Outro ponto positivo foi o crescimento de 1,93% no subíndice de acesso ao crédito, que alcançou 112 pontos, superando a média nacional de 93,9. Esse resultado demonstra um desenvolvimento positivo do mercado de crédito no estado, facilitando o acesso a recursos financeiros para as famílias capixabas.
“A disposição para consumo tem mostrado uma tendência de crescimento desde julho, quando atingiu seu menor patamar do ano. Essa mudança é importante para o comércio neste fim de ano”, afirma Ana Carolina.
O ICF também apresentou crescimento tanto entre as famílias com menor renda (até 10 salários mínimos) quanto entre as de maior renda (acima de 10 salários mínimos). O indicador para as famílias de menor renda subiu 0,69%, enquanto o de maior renda aumentou 0,12%, sinalizando uma tendência de otimismo em todos os estratos econômicos.
Para mais detalhes sobre a pesquisa e os dados completos, acesse o site da Fecomércio-ES.
A Fecomércio-ES representa um grande número de empresas no estado, contribuindo significativamente para a arrecadação do ICMS e gerando empregos. Com 31 unidades em 15 municípios, a entidade visa promover o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo por meio de diversas iniciativas, incluindo o projeto Connect, que é uma parceria com a FAESA.
Esse crescimento no ICF traz esperança e oportunidades para o comércio capixaba, em um momento em que a confiança dos consumidores pode ser o motor da economia local.