Decoração

Cozy Décor: CASACOR ES 2023

Cozy Décor: tendência do aconchego e conforto inspira espaço da CASACOR ES 2023

O ‘Lounge Gourmet’, assinado pela arquiteta Cris Locatelli, prioriza elementos essenciais e espaços usuais com itens que conversam entre si, fazendo o visitante se sentir em casa

Alerta de tendência na CASACOR ES! Você já ouviu falar sobre a decoração Cozy? Com conceito voltado para o aconchego e conforto do lar, o estilo inspirou a arquiteta Cris Locatelli no seu projeto ‘Lounge Gourmet’, um dos ambientes da mostra deste ano.

Segundo a profissional, o ambiente foi criado para ser intimista, no qual o visitante entra, se identifica e se sente realmente em casa. “A proposta dele é muito mais o ser do que o ter. Por ser minimalista, é um pouco mais complexo de projetar, pois são poucos elementos utilizados, mas que precisam estar em lugares essenciais e estratégicos. Os espaços são usuais, ou seja, todos os elementos conversam entre si, mostram sua função e seu significado para estarem ali. As cadeiras em forma de círculo, por exemplo, simbolizam, além de tudo, a união”, explica Locatelli.

Para aplicar essa tendência em seu espaço, a arquiteta fez uso de pedras naturais, a exemplo da exclusiva Nordic Crystal na ilha e bancada da cozinha, além de madeira que reveste o piso e paredes dando a sensação ainda maior de acolhimento, abraço. “Mas, nesse estilo de arquitetura, é preciso ir além do mobiliário aconchegante e da madeira para colher. É preciso utilizar a iluminação correta e materiais que valorizam o conforto. Formas orgânicas, cores corretas e texturas reforçam esse bem-estar que o morador deseja ter em sua residência”, pontua Cris.

Outro ponto que a arquiteta quis valorizar no seu ‘Lounge Gourmet’, é a bela vista do mar e paisagem ao redor do Clube Ítalo Brasileiro, local em que acontece a CASACOR ES 2023. “A natureza por si só traz a sensação de aconchego, relaxamento, então porque não fazer com que ela seja vista a todo momento e trazendo esse sentimento de interação entre os ambientes interno e externo? Por isso, além das esquadrias que dão ampla visibilidade para o mar e a área verde, além de valorizar a iluminação natural, apliquei itens espelhados dentro do espaço que refletem a todo momento o cenário que nos rodeia”, completa.

As linhas retas e ortogonais existem, mas em lugares pontuais. Na cozy décor são as formas orgânicas, aquelas que remetem à natureza, que ganham mais protagonismo. Móveis arredondados como mesas, sofás e poltronas, chegam para “abraçar” o morador e despertar o pertencimento, aumentando o bem-estar das pessoas nos ambientes.

Se a luz natural é uma das grandes protagonistas durante o dia, é a luz em tons mais quentes que se destaca durante a noite, especialmente em locais propícios ao relaxamento como sala e quartos. Luminárias e lâmpadas com controles de potência são ótimas sugestões. Na decoração cozy, a iluminação direta e natural deve estar sempre nos cômodos de vivência e alta interação, aqueles em que o morador precisa estar “mais acordado” ou ficar de olho nos detalhes, como a iluminação mais direcionada à ilha gastronômica e bancada da cozinha.

Toques macios, tecidos sensoriais e superfícies acolchoadas para estofados e tapetes combinam com paredes revestidas de madeira que despertam os sentidos. Nas cores, diferentes tonalidades, desde tons terrosos – que remetem à natureza – a cores enérgicas e com simbolismo como o verde. Mas, claro: off-white e cinza interagem perfeitamente com essa combinação.

A decoração afetiva, aquela que faz uso de obras de arte cheias de significados, ou acervos pessoais e memoráveis, é o toque final do acolhimento gerado pela decoração cozy. Além de significativos, esses itens aplicam um estilo autoral e de personalidade ao espaço.

Leia também