Geral

Convênio cria aplicativo inédito sobre situação do Rio Santa Maria da Vitória, em tempo real

A população capixaba e os órgãos públicos podem acompanhar, a qualquer momento e em tempo real, pelo celular, o cenário de disponibilidade hídrica do rio Santa Maria da Vitória, assim como eventuais riscos de seca e inundações em curto prazo. Isso é possível graças a um inovador aplicativo para smartphone, desenvolvido a partir de um acordo de cooperação técnica firmado entre a ArcelorMittal Tubarão, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH-ES), o Ministério Púbico do Estado do Espírito Santo (MPES). A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desenvolveram a ferramenta.

O investimento, feito pela ArcelorMittal Tubarão, na ordem de mais de R$ 445 mil. O aplicativo é gratuito e está disponível para download na versão Android, na Play Store. A versão para iOS, estará disponível em breve.

Além de democratizar o acesso à informação a respeito da quantidade de água nesse manancial, a ferramenta também visa auxiliar o órgão gestor (AGERH) em seus processos de tomada de decisão; dispor de informação em tempo real para ampliar o engajamento da sociedade civil e auxiliar o processo de mitigar conflitos por antecipar cenários de escassez, dentre outros. A expectativa é de que, futuramente, o app seja ampliado e replicado para as demais bacias hidrográficas do Estado.

Para o diretor-presidente, Fábio Ahnert, essas ações são mais um avanço do Governo do Estado para ampliar a gestão de recursos hídricos. “O Hidro ES é mais um importante passo na constante evolução institucional do Governo do Estado, oferecendo mais uma tecnologia para auxiliar as ações na gestão de recursos hídricos. Além disso, permite uma articulação entre as instituições, os usuários de água e o comitê de bacia hidrográfica da região sobre o desenvolvimento de ações positivas para minimizar os danos climáticos”, destacou.

O Promotor de Justiça, do MPES, Marcelo Lemos Vieira, destacou a importância da parceria no desenvolvimento do aplicativo. “O MPES tem um prazer muito grande de estar nessa parceria. A água realmente é um bem jurídico tutelado importante do direto ambiental, o direito fundamental de todos, de toda a sociedade”, acrescentou Lemos.

De acordo com o professor de Engenharia Ambiental da Ufes, Diogo Duarte, com o acompanhamento mais preciso do cenário hídrico da região, é possível também, desenvolver ações de prevenção para minimizar os impactos nas atividades econômicas e para a preservação do meio ambiente e qualidade de vida da população da região.

“O Hidro ES permite ter o monitoramento da vazão do rio Santa Maria da Vitória na palma das mãos e em tempo real. Esse aplicativo é fundamental para o acompanhamento das condições, seja para agricultores, geração de energia elétrica ou qualquer usuário do rio Santa Maria”, destacou O professor de Engenharia Ambiental da Ufes, Diogo Duarte.

Para o gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal, João Bosco Reis da Silva, o lançamento do aplicativo reforça a atenção que a empresa tem dado à questão hídrica e que faz parte da sua história desde que a usina entrou em operação.

“Temos uma longa trajetória de ações e projetos voltados ao uso responsável desse recurso tão valioso, que é a água, não só interna, mas externamente, a partir de inúmeras parcerias com órgãos públicos, academia e sociedade organizada. Agora, com o HidroES estamos ampliando essa atenção também para toda a população em geral, que poderá acompanhar em tempo real a situação do Rio Santa Maria da Vitória e a previsão de disponibilidade hídrica desta bacia. Uma importante ferramenta para empresas e Poder Público diante da tomada de decisões mais imediatas e efetivas para mitigar os impactos e tomar medidas preventivas; e para o cidadão comum, que terá acesso facilitado a informações sobre a disponibilidade de água na sua região e aumentar sua conscientização ambiental”, disse.

Leia também