A campanha ecológica “Ecolé: feito por você!” segue firme neste final de semana nas praias da Ilha do Frade, Guarderia e Curva da Jurema. Nos dias 8 e 9 de fevereiro (sábado e domingo), a tartaruga Olívia e a turma do Instituto Últimos Refúgios vão percorrer as areias para sensibilizar os banhistas sobre a importância de preservar o ambiente praiano. A principal mensagem é clara: a praia mais cuidada não é a que mais se limpa, mas a que menos se suja.
Com tom humorístico, a ação busca envolver o público de forma descontraída e educativa. Como parte da programação, um grupo de atores será responsável por vender picolés, petiscos e sucos preparados com itens coletados diretamente das praias, como canudos, tampinhas, guimbas de cigarro, sacolas plásticas e linhas de pesca. “A ideia é mostrar que o lixo que as pessoas jogam nas areias retorna de uma forma criativa, mas sempre com o mesmo problema: o impacto ambiental”, afirma Raphael Gaspar, diretor de Projetos do Instituto Últimos Refúgios.
Essa ação faz parte do projeto Ecofrade, que tem como objetivo a implementação da coleta seletiva na Ilha do Frade e a promoção da conservação do meio ambiente nas áreas praianas. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Últimos Refúgios, a Associação de Moradores, Proprietários e Amigos da Ilha do Frade (Samifra), a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv), a empresa Vale e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de Vitória.
A campanha segue até o dia 16 de fevereiro e promete impactar ainda mais os frequentadores da região com ações que alertam para o papel de cada um na preservação do nosso planeta. Além de se divertir nas praias, os banhistas poderão aprender sobre as práticas de consumo consciente e o impacto do descarte inadequado de resíduos no ecossistema.