Economia

Conheça as três Rotas Estratégicas lançadas pela Findes em 2023

Energia, Turismo e Economia Criativa. Estas foram as três Rotas Estratégicas lançadas pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) ao longo de 2023. E, elas fazem parte dos 17 segmentos econômicos com maior potencial para impulsionar o progresso do Espírito Santo até 2035.

A Findes viu a necessidade de construir uma trajetória específica para que cada setor portador de futuro se desenvolva no Estado e com isso criou o projeto Rotas Estratégicas para o Futuro do Espírito Santo 2035, iniciadas em 2018.

Além das três Rotas lançadas em 2023, o setor produtivo conta com outros cinco documentos prontos:  Biotecnologia; Agroalimentar e Indústria do Café; Confecção, Têxtil e Calçado; Petróleo e Gás Natural; e Construção.

Todas as Rotas Estratégicas foram desenvolvidas pelo Observatório da Indústria da Findes. A gerente de Estudos Estratégicos do Observatório, Carolina Ferreira, explica que os documentos são feitos por meio de um sistema de inteligência analítica com informações estratégicas.

“Para elaborar as Rotas, nós reunimos especialistas e representantes de cada setor e, a partir desta inteligência coletiva, traçamos as ações de curto, médio e longo prazo como um mapa do caminho que cada área precisa percorrer para se desenvolver até 2035.”

 

Conheça as Rotas Estratégicas para o Futuro do Espírito Santo 2035 lançadas em 2023: 

 

Rota Estratégica da Energia

A Rota Estratégica da Energia traça os caminhos que a cadeia energética do Espírito Santo percorrerá para ser referência global em eficiência e segurança energética, com uma matriz diversificada, aproveitando os recursos locais, gerando competitividade com responsabilidade socioambiental.

 

 

 

Raio-X
Número de ações: 275 (curto, médio e longo prazo)

Especialistas ouvidos: 127

Relevância do segmento: mais de 1,1 mil estabelecimentos formais no ES e geração de 17,5 mil postos de trabalho com carteira assinada

Temas abordados: eficiência e segurança energética; alternativas para a diversificação da matriz energética com recursos locais; e medidas voltadas a responsabilidade socioambiental

 

 

 

Rota do Turismo 

 

A Rota do Turismo traz dados econômicos e sociais do Estado, assim como do perfil e fluxo turístico. Apresenta os atrativos e potenciais turísticos de cada região e município e a segmentação do turismo no estado. O plano apresenta também a visão de futuro, as metas e os projetos e ações a serem desenvolvidos para alcançar essa visão.

 

Raio-X
Número de ações: 221 (curto, médio e longo prazo)

Especialistas ouvidos: 178

Relevância do segmento: aproximadamente 52 atividades econômicas envolvidas de pequenos empreendedores a grandes empresas

Temas abordados: comportamento do consumidor; turismo de experiência e sustentável; tecnologias para o turismo

Parcerias para realização desta Rota: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES)

 

Clique e leia a Rota na íntegra! 

 

 

Rota da Economia Criativa

 

A Economia Criativa exerce um papel crucial na formação da cultura, identidade e inclusão social, ao mesmo tempo em que impulsiona o desenvolvimento econômico. A Rota Estratégica de Economia Criativa oferece um planejamento estratégico de longo prazo para impulsionar o desenvolvimento do setor no estado, tornando-o propulsor de valor e inovação, integrado, inclusivo e sustentável, fortalecendo a cultura, o território e a economia capixaba.

 

Raio-X

Número de ações: 274 (curto, médio e longo prazo)

Especialistas ouvidos: 106

Relevância do segmento: responde por 6% da economia do ES, gera mais de 160 mil empregos entre diretos e indiretos e abrange 6,6 mil empresas da cadeia produtiva

Temas abordados: digitalização; produção e consumo criativo; e territórios criativos

Parcerias para realização desta Rota: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult) – por meio de convênio do Programa ES+Criativo

 

Clique e leia a Rota na íntegra! 

 

 

Leia também