Geral

Compete-ES: Empresas Investirão Mais de R$ 8 Bilhões e Gerarão Empregos no Espírito Santo

A dinâmica política de incentivos fiscais do Espírito Santo, aliada aos seus indicadores socioeconômicos, continua a impulsionar o cenário empresarial no estado. No último trimestre, 200 novas empresas, representando diversos setores econômicos, receberam aprovação no Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Estado do Espírito Santo (Compete-ES), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes). Esses empreendimentos, distribuídos por várias regiões, planejam investir mais de R$ 8,6 bilhões, com a expectativa de criar aproximadamente 4.542 empregos.

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, destaca a solidez fiscal, o equilíbrio nas contas públicas e a política de incentivos como fatores distintivos do governo capixaba. Ele ressalta que essas iniciativas não apenas estimulam empreendedores, mas também impulsionam a economia, gerando oportunidades e empregos.

“Foi um marco no primeiro semestre de 2023, e o ímpeto empreendedor continua forte na segunda metade do ano. Empresas beneficiadas pelos programas Invest-ES e Compete-ES estão contribuindo significativamente para o crescimento econômico no Espírito Santo. Sempre destaco que a geração de oportunidades e empregos é a melhor política social que podemos ter”, afirma Ricardo Ferraço.

As 200 novas empresas abrangem setores diversos, incluindo bares e restaurantes, comércio atacadista, metalmecânica, rochas, vestuário, transporte, venda não presencial, padaria e indústria de tintas. Além disso, o programa abarca indústrias de açúcar, água mineral, aguardente, argamassa, café, cerveja artesanal, embalagem de material plástico, papel e papelão, reciclagem plástica, gráfica, moagem, móveis seriados, móveis sob encomenda, perfumaria e cosméticos, rações e temperos.

O Compete-ES requer que os empreendedores comprometam-se com ações que promovam o desenvolvimento socioeconômico, a manutenção e criação de empregos, a evolução e capacitação profissional local, além do aprimoramento da capacidade industrial, tecnológica e comercial do setor. O processo de adesão ao programa é intuitivo e realizado de forma online.

Leia também