Economia Geral

Comércio aposta em “novas” datas comemorativas para movimentar a economia

O mercado financeiro está otimista, a previsão é de alta de mais de 2% no Produto Interno Bruto (PIB) para este ano e para os próximos dois, e, com isso, o setor de comércios e serviços também fica aquecido. Para aproveitar ainda mais este momento e alavancar as vendas neste segundo semestre, os empresários estão usando a criatividade e investindo em “novas” datas comemorativas, além das tradicionais e já consolidadas, como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

“No Brasil, existem diversas datas comemorativas que são ótimas oportunidades para impulsionar as vendas, em todos os segmentos. E a gente sabe: quem trabalha no varejo está em uma busca constante para fazer o seu negócio crescer”, comentou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória, Rogério Abranches Alcântara.

Em agosto, por exemplo, além do já famoso Dia dos Pais (13), há ainda os dias da cerveja, da televisão, da informática, da fotografia, da moda, dos solteiros e do ciclista. Ou seja, muitas chances para se pensar em ações atrativas para os consumidores, desenvolver o setor de comércio e serviços e fazer a economia girar.

Historicamente, o segundo semestre do ano é sempre melhor do que o primeiro para o comércio. No entanto, Alcântara reforça a importância de as empresas se reinventarem constantemente para ter bons resultados. “E isso significa estar de olho também naquilo que mexe com os interesses e emoções dos seus consumidores. Explorar as datas comemorativas nas estratégias de marketing é uma boa forma de se conectar com o seu público e criar campanhas com ofertas atrativas”, pontuou.

Confira algumas oportunidades para os próximos meses:

Agosto

Dia 4 – Dia Internacional da Cerveja

A dica é criar promoções especiais em cervejas artesanais ou importadas, oferecendo descontos por tempo limitado.

Dia 11 – Dia da Televisão

Oferecer descontos especiais em televisores e produtos relacionados, como suportes de paredes ou sistemas de som. Utilizar as redes sociais para compartilhar análises ou recomendações de televisores e dicas de como otimizar a experiência de assistir TV em casa.

Dia 15 – Dia da Informática

Cai bem alguns descontos em produtos eletrônicos. Se for a pegada do negócio, dá para pensar até na possibilidade de realizar workshops ou palestras gratuitas sobre temas relacionados à informática.

Dia 19 – Dia Mundial da Fotografia

Que tal organizar um concurso de fotografia nas redes sociais, com prêmios ou descontos exclusivos para os participantes? Parcerias com estúdios fotográficos locais ou fotógrafos profissionais também é uma boa opção.

Outras oportunidades: Dia dos Solteiros, Dia Internacional da Moda e Dia Nacional do Ciclista.

Setembro

Dia 2 – Dia Mundial da Barba

Chegou a hora de criar promoções especiais em produtos para cuidados com a barba. Pode-se ainda fechar parcerias com barbearias locais.

Dia 13 – Dia Nacional da Cachaça

Para as lojas especializadas em cachaça, vale a organização de ventos temáticos, como happy hours com coquetéis, harmonizações ou aulas sobre a história da cachaça.

Dia 23 – Início da Primavera

Em lojas de vestuário, é hora destacar produtos relacionados a primavera – como roupas leves e estampadas. Se a loja tem produtos do ramo da jardinagem, pensar em como pode evidenciar materiais de decoração e ferramentas que possam auxiliar na época mais florida do ano.

Outra oportunidades: Dia do Irmão, Dia da Independência do Brasil, Dia do Cliente, Dia do Baterista, Dia dos Filhos e Dia dos Primos.

Outubro

Dia 01 – Dia Internacional do Café

Realizar degustações de diferentes tipos de café na loja para atrair e engajar os clientes. Utilizar as redes sociais para compartilhar receitas de cafés, curiosidades sobre diferentes métodos de preparo e dicas para apreciar uma boa xícara de café.

Dia 12 – Dia Nacional da Leitura e Dia 29 – Dia Nacional do Livro

Excelente oportunidade para livrarias e papelarias. Vale criar promoções especiais em livros de diferentes gêneros. A loja pode apostar também em eventos de contação de histórias ou sessões de leitura para crianças.

Dia 30 – Dia da Decoração

Utilizar as redes sociais para compartilhar inspiração de decoração, dicas de DIY (faça você mesmo) e projetos de decoração de baixo custo.

Dia 31 – Dia das Bruxas – Halloween

Decorar a loja para a data e oferecer doces relacionados ao Halloween. O empresário pode até pesar em parcerias com confeitarias locais para oferecer brindes ou descontos em doces e sobremesas para a data.

Outras oportunidades: Dia do Cachorro, Dia do Atletismo, Dia das Crianças e Dia do Professor.

Novembro

Dia 17 – Dia da Criatividade

Vale a pena criar promoções especiais em produtos que incentivem a criatividade, como materiais de arte, jogos de quebra-cabeça, instrumentos musicais e kits DIY (faça você mesmo).

Dia 27 – Cyber Monday

Hora de focar nas compras on-line. Oferecer descontos atraentes em uma ampla variedade de produtos do e-commerce. Utilizar e-mail marketing para informar os clientes sobre as promoções e criar um senso de urgência com ofertas limitadas.

Outras oportunidades: Finados, Proclamação da República, Dia do Músico, Black Friday e Dia da Madrinha.

Dezembro

Dia 22 – Início do Verão

Identificar os produtos mais populares durante o verão e deixar em destaque na loja. Criar um ambiente atraente, com uma decoração temática de verão, música ambiente animada e até mesmo amostras de produtos refrescantes.

Outras oportunidades: Dia do Atleta, Natal e Ano-Novo.

Fonte: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

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