Geral

Com novo imóvel em Cachoeiro de Itapemirim, Senac-ES amplia expansão no Sul do Estado

Senac Espírito Santo (Senac-ES) anuncia a aquisição de um imóvel em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. O prédio, onde anteriormente funcionava uma faculdade, passa a integrar o patrimônio da instituição e está inserido no plano estratégico de expansão do Senac-ES no território capixaba.

Localizado na área central de Cachoeiro de Itapemirim, o imóvel foi adquirido pelo valor de R$ 15.892.500,00 e possui área total construída de 5.190,13 metros quadrados. A estrutura é distribuída em subsolo, térreo e quatro pavimentos, com ambientes adequados para atividades educacionais, administrativas e de atendimento ao público. O espaço permitirá a ampliação da oferta de vagas e a abertura de novos cursos para atender à população local e regional. A nova Unidade de Educação Profissional do Senac-ES tem previsão para iniciar suas operações em abril de 2026.

Cachoeiro de Itapemirim é o principal polo urbano e econômico da Região Central Sul do Espírito Santo, com população estimada em 185.786 habitantes e uma das maiores taxas de alfabetização da região, de 95,7%. O município concentra cerca de 67% do Produto Interno Bruto (PIB) regional, que soma mais de R$ 11,3 bilhões, evidenciando sua centralidade econômica e estratégica para investimentos em qualificação e oferta de profissionais para o atendimento das demandas de mercado.

A estrutura da nova unidade

O subsolo conta com área de garagens. No térreo, o prédio dispõe de hall de acesso, portaria, sala de espera, tesouraria, salas de coordenação, secretaria, pátio, lanchonete, sala de leitura, biblioteca e recepção. Já os pavimentos superiores concentram salas de aula, salas de informática, espaços administrativos, áreas destinadas a professores, almoxarifado e sanitários acessíveis, incluindo banheiros adaptados para pessoas com deficiência.

Ao todo, o imóvel reúne mais de 30 salas de aula, o que permitirá ao Senac-ES ampliar significativamente o número de vagas ofertadas no município, além de viabilizar a abertura de novos cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho e às vocações econômicas da região Sul do Espírito Santo. A iniciativa também contribui para a geração de empregos diretos e indiretos e fortalece as estratégias do Sistema Fecomércio-ES voltadas ao desenvolvimento dos setores de comércio, serviços e turismo.

Além disso, está prevista a implantação de um coworking (espaço de trabalho compartilhado), voltado à aproximação entre estudantes, empresas e o ecossistema produtivo local, favorecendo trocas, networking e projetos colaborativos. O projeto inclui, ainda, uma biblioteca em conceito aberto, pensada como espaço de convivência, estudo e circulação do conhecimento. A nova unidade terá uma Sala Inspira, destinada a atividades de inovação, aulas experimentais e outras ações estratégicas.

Atualmente, Cachoeiro de Itapemirim concentra quase 50 mil empregos formais (49.789), com forte presença dos setores de serviços e comércio, que juntos respondem por mais de 34 mil vínculos, além de uma base industrial relevante, com destaque para o setor de rochas ornamentais. Entre janeiro e outubro de 2025, o município registrou saldo positivo de 1.688 novos postos de trabalho, com destaque para os segmentos de serviços e comércio, reforçando a necessidade de formação profissional alinhada às dinâmicas econômicas locais.

“A aquisição desse imóvel faz parte do nosso plano de expansão e consolidação da atuação do Senac-ES no interior do Estado. Cachoeiro de Itapemirim é um polo estratégico, com grande relevância econômica e social para toda a região Sul. Com essa nova estrutura, poderemos ampliar a oferta de vagas, diversificar os cursos e atender ainda melhor às demandas do mercado de trabalho, contribuindo diretamente para a qualificação profissional e a geração de oportunidades”, destaca o diretor regional do Senac-ES, Richardson Schmittel.

“A ampliação da presença do Sistema Comércio-ES no interior do Estado é uma prioridade, com atuação integrada por meio da Fecomércio, do Sesc e do Senac. Cachoeiro de Itapemirim é uma cidade chave, especialmente nos setores de comércio e serviços. Investir nesse território significa fortalecer o desenvolvimento regional, ampliar oportunidades e apoiar o crescimento sustentável das empresas e dos trabalhadores”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-ES, Idalberto Moro.

Leia também