A sétima arte e o debate literário vão percorrer alguns bairros de Vila Velha, com o “Cine Zona – clube de cinema e leitura”. Serão sete sessões itinerantes com exibição de curtas e longas-metragens, com curadoria que vai privilegiar produções nacionais e capixabas. Essa é uma ação do projeto Zona Literária, que já realizou duas edições, sempre com apoio da Prefeitura de Vila Velha.
A primeira sessão será realizada na Academia de Letras de Vila Velha, na Prainha, no dia 4 de maio (sábado), às 16h, com a exibição do filme “Brás Cubas”, de Júlio Bressane. A sessão também vai contar com a participação da escritora Bernadette Lyra que vai falar sobre cinema e literatura.
O cineclube ainda vai realizar mais seis sessões, que vão acontecer no Estação Cidadania, em Ilha das Flores; no Cine Por Elas, em Cristóvão Colombo; no Tambor de Congo, na Barra do Jucu, entre outros bairros do município canela-verde.
“O nosso objetivo é estimular o debate sobre os encontros entre o cinema e a literatura. A nossa curadoria inclui curtas metragens de realizadores capixabas ou filmes que se inspiram em livros de autores capixabas. Pretendemos promover a divulgação dessas obras, que muitas vezes ficam restritas a pequenos circuitos de distribuição e festivais, e depois se tornam de difícil acesso para outros públicos”, explica a escritora Lívia Corbellari, uma das idealizadoras do projeto.
Com sessões gratuitas, o Cine Zona também vai realizar a leitura de trechos dos livros que inspiraram as obras, com debate sobre adaptação de literatura para o cinema.O projeto conta com apoio da Lei Paulo Gustavo por meio da Prefeitura de Vila Velha.
1ª sessão
Data: 04/05
Hora: 16horas
Local: Academia de Letras de Vila Velha – Rua Vinte e Três de Maio, 83 – Prainha
Exibição: Brás Cubas, de Júlio Bressane (Brasil)
Classificação: 16 anos
2ª sessão
Data: 11/05
Hora: 16horas
Local: Academia de Letras de Vila Velha. R. Vinte e Três de Maio, 83 – Prainha
Exibição: Weekend, de Jean-Luc Godard (França)
Classificação: 16 anos
3ª sessão
Data: 28/05
Hora: 14 horas
Local: Estação Cidadania. Rua Paulo Portela, 16 – Ilha das Flores
Exibição: Carolina, de Jeferson De (São Paulo)
Macabéa, de Erly Vieira Jr. (Espírito Santo)
Tomar Tempo, Coletivo Poesia Inútil (Espírito Santo)
Classificação: 15 anos
4ª sessão
Data: 03/06
Hora: 14horas
Local: Espaço Tambor de Congo – Avenida Ana Penha Barcelos, 207 – Barra do Jucu
Exibição: Carolina, de Jeferson De (São Paulo)
Macabéa, de Erly Vieira Jr. (Espírito Santo)
Tomar Tempo, Coletivo Poesia Inútil (Espírito Santo)
Classificação: 15 anos