Santa Teresa se prepara para alta temporada de outono com expectativa de até 30 mil visitantes por fim de semana
Conhecida pelo charme das montanhas, clima ameno e forte herança italiana, Santa Teresa tem atraído não só visitantes fiéis, mas também muitos turistas de primeira viagem.
“É nossa primeira vez aqui. A cidade é linda, o clima é muito agradável. Viemos em família aproveitar o sábado e também conhecer como estão os preparativos para a Páscoa”, contou uma visitante animada.
A gastronomia, inspirada na tradição italiana, é um dos principais atrativos. Restaurantes investem em pratos autorais e experiências únicas para conquistar o paladar dos turistas. Um casal vindo de Minas Gerais comentou que sempre encontra novidades: “Aqui a gente sempre descobre algo diferente. Hoje mesmo estamos provando pratos que nunca comemos antes”.
Em um dos restaurantes da cidade, o chef apresenta com orgulho a nova criação para a temporada: “Preparamos uma costela de novilha cozida por 12 horas, acompanhada de risoto de alho-poró e crocante de bacon. Estamos pesquisando mais novidades para o inverno”.
As cafeterias, que já costumam ser pontos concorridos na cidade, se preparam para um aumento de até 30% no movimento. “Investimos em treinamento para oferecer um atendimento acolhedor. Nessa época, o carro-chefe são os chocolates quentes em várias versões, com paçoca, amendoim, acompanhados de cappuccinos e bolos variados”, contou uma gerente.
A alta temporada em Santa Teresa vai de maio até o início de setembro, período em que a cidade pode receber até 30 mil visitantes por fim de semana. Para acompanhar esse fluxo, a prefeitura organiza um calendário especial de eventos com foco no turista.
“A alta temporada garante uma rentabilidade maior para os empresários locais e, claro, mais oportunidades de emprego. Estamos preparando uma programação alinhada com os interesses de quem visita a cidade”, destacou Kleber Medici, prefeito do município.
Na rede hoteleira, o impacto já é visível. Em uma das pousadas mais procuradas da cidade, não há mais vagas para o mês de abril. “A ocupação cresce entre 100% e 150% em comparação com os meses de verão. Todos os feriados já estão lotados. Só temos disponibilidade para o final de maio”, afirmou a gerente da pousada.
Com clima acolhedor, culinária rica e natureza exuberante, Santa Teresa se firma como um dos destinos mais procurados do Espírito Santo no outono e inverno. E, ao que tudo indica, a cidade está mais do que pronta para receber seus visitantes de braços abertos, finaliza Kleber Medici