O projeto da Ciclovia da Vida e a ampliação da Terceira Ponte estão sendo executados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) chega em sua fase final. O governador esteve no local e conheceu a nova iluminação da ponte, pensada para a segurança e bem-estar dos ciclistas. Casagrande acompanhou, na noite desta quarta-feira (01), o início das atividades de retirada da atual mureta, fase final da obra que resultará no aumento de quatro para seis faixas destinadas aos veículos.
“Vim acompanhar o início do deslocamento desta proteção lateral, que será retirada em definitivo daqui uns dias quando a nova proteção estiver pronta. Muito em breve, a ponte vai contar com uma nova faixa lateral com três metros de largura em cada sentido. Vamos assim ampliar a capacidade da Terceira Ponte. Da mesma forma, a Ciclovia da Vida está praticamente concluída. Esperamos em até dois meses concluir toda a obra e entregar mais esse importante avanço para a população capixaba”, disse Casagrande.
A partir desta quarta-feira, as equipes concentrarão os serviços no corte e retirada da atual barreira de segurança da ponte. O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que, desde julho de 2021, quando as obras começaram, a Terceira Ponte ganhou uma nova barreira de proteção e uma ciclovia.
Para a inclusão das novas faixas, o Governo do Estado construiu uma nova barreira de proteção lateral. Além disso, haverá uma adequação na largura das pistas existentes. Com isso, as faixas ficarão mais estreitas. O secretário disse também que, nesta etapa, o trânsito continuará comportando dois veículos por sentido. O serviço atual exige uma intervenção na via, delimitando com cones uma área na faixa da direita por toda a extensão da Ponte no sentido Vitória para Vila Velha.
Ao término do serviço no sentido Vitória para Vila Velha, a mesma intervenção será feita no sentido contrário. Essa é uma etapa fundamental das obras de ampliação da Terceira Ponte, que ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Assim, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno 40%. Hoje, a ponte tem quatro pistas, sendo duas para cada sentido.
Ciclovia da Vida
O governador Renato Casagrande também visitou a Ciclovia da Vida. Uma estrutura metálica foi anexada nas laterais da ponte que permitirá a passagem de ciclistas entre as cidades de Vitória e Vila Velha e, ao mesmo tempo, gera uma barreira de proteção ao suicídio.
A fixação da estrutura foi concluída em outubro de 2022 e a pista da ciclovia está funcionando como área de apoio às atividades de ampliação das faixas da ponte, que ganhou reforço no sistema de iluminação, com postes destinados à via dos ciclistas.
Essa é uma das obras prioritárias do Governo do Estado na área da mobilidade, contemplando a ampliação da capacidade de fluxo de veículos, implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio, um investimento de R$ 127 milhões.