A Stock Car retornou ao Rio Grande do Sul após as enchentes que devastaram a região em maio e junho, trazendo um sopro de alívio e esperança para os fãs do automobilismo. No entanto, o retorno ao Velopark, em Nova Santa Rita, trouxe desafios inesperados para o piloto capixaba Hugo Cibien durante a 5ª e penúltima etapa da Stock Series, realizada entre os dias 6 e 8 de setembro.
Vindo de um desempenho impressionante na Copa Truck, onde conquistou um pódio em Cascavel (PR), Cibien enfrentou uma mudança brusca de cenário. O desafio foi adaptar-se rapidamente às características do Velopark, um circuito de apenas 2.278 metros, considerado um dos mais curtos e técnicos do calendário. Com um carro de pouco mais de uma tonelada da equipe W2 ProGP, o piloto teve que reprogramar sua mente para competir em um ambiente muito diferente do que estava acostumado.
O início do fim de semana foi promissor para Cibien. Nos treinos, ele demonstrou um bom ritmo, e na classificação, chegou a se posicionar entre os quatro primeiros. Contudo, a chuva que caiu sobre o Velopark virou um obstáculo significativo, e um toque durante a qualificação acabou jogando o piloto para a 10ª posição no grid de largada. “No seco, tínhamos performance para largar no top 5”, afirmou Cibien.
A corrida foi marcada por uma série de desafios para o capixaba. As falhas recorrentes no botão de ultrapassagem (push to pass) comprometeram a estratégia e o desempenho nas três corridas do fim de semana. “O estado do meu carro ao fim do domingo, cheio de ferimentos, mostra um pouco do que foi a batalha nessa etapa. Tínhamos desempenho para largar mais para frente, a chuva atrapalhou, e tive problemas no botão de ultrapassagem nas corridas 2 e 3, ele não funcionou corretamente”, detalhou o piloto.
Cibien enfrentou dificuldades em todas as corridas, culminando em posições de 10º e 9º lugares. Ele explicou que o botão de ultrapassagem falhou especialmente em momentos críticos, como quando tentou se defender de uma tentativa de ultrapassagem da piloto Bruna Tomaselli na primeira corrida de domingo. “A partir daí, ficou imprevisível quando funcionaria novamente”, lamentou.
Além dos problemas técnicos, Cibien se viu envolvido em diversos enroscos durante as corridas, resultado da intensa competitividade no pelotão. “Todos estavam muito próximos, então recuperar um prejuízo é bem difícil sem um safety car ou algo parecido. Na corrida 1, terminei com um pneu furado por um toque, e no domingo, com a frente do carro prejudicada. Acabei fazendo corridas de sobrevivência”, explicou.
Apesar das adversidades, Cibien encontrou motivos para comemorar fora da pista. A estreia do patrocínio da MedSênior, operadora de saúde capixaba, foi um ponto positivo, assim como o calor dos fãs e a paixão pelo automobilismo em um estado que estava ansioso por ver a Stock Car novamente. “Foi um fim de semana muito bacana por ter estreado um patrocínio novo em um estado que ama o automobilismo. A energia foi muito boa durante todo o fim de semana”, concluiu Cibien.