Cidade

Centro Dia realiza tarde de ensaio para Festas Juninas

A tarde desta sexta-feira (24) foi de muita animação e ensaio para a festa junina no Centro Dia. Muita música, alegria e dança animaram as pessoas idosas atendidas no local. Em um espaço acolhedor e receptivo, a empolgação tomou conta dos que estavam presentes.

Com direito a coreografia ensaiada e casamento junino, os idosos brincavam e se divertiam. Dona Sandra Mara, de 77 anos, é uma das atendidas no Centro Dia. A opção de frequentar o local todos os dias partiu dela, que hoje não vive sem o acolhimento. “Eu amo vir para cá, aqui a gente faz amigos e sinto falta quando não venho. Aqui é muito legal, tem muita atividade”, comentou ela.

O Centro Dia proporciona cuidados e atividades enriquecedoras para as pessoas idosas encaminhadas do Creas. Oficinas diversas, danças, músicas, atividade de fisioterapia e funcional, acompanhamento nutricional, passeios externos, acompanhamento psicológico, entre muitos outros serviços são ofertados.

A coordenadora do projeto, Juliana Mello, explicou como funciona o Centro.  “É um trabalho multiprofissional. É uma equipe de vários profissionais que cuidam da higiene, da alimentação, da educação alimentar, das atividades físicas, do fortalecimento físico, muscular, cognitivo. Uma equipe que trabalha a conexão do idoso com a família, o fortalecimento de vínculos. Nós temos uma equipe que trabalha a questão de coordenação motora, das atividades da vida diária. Olhamos o idoso respeitando o estatuto da pessoa idosa, respeitando a individualidade e o espaço”, começou explicando.

A profissional explicou ainda que existem os atendidos antes e depois de passarem a frequentar o serviço. “A evolução é perceptível na questão da saúde, por exemplo, alguns chegam aqui com um grau de desnutrição, com grau de diabetes, então a gente faz um de dieta adaptada a cada realidade. Muitos conseguem o fortalecimento dos membros inferiores, superiores, da postura da coluna, para que possam ter uma maior qualidade de vida, até porque a proposta é promover a autonomia”, concluiu Juliana.

O projeto conta também com transporte para buscar os idosos, que ficam das 8h às 17h no Centro Dia, além de ter também visita domiciliar. Atualmente, 14 idosos são atendidos. O principal foco é o fortalecimento de vínculos.

“O Centro Dia é de extrema importância, pois oferece uma série de benefícios e serviços essenciais para o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa idosa. Desempenha também um papel fundamental na promoção do envelhecimento saudável, na prevenção do isolamento social com a garantia de um ambiente acolhedor e seguro, onde os idosos conseguem interagir, compartilhar experiências e estabelecer vínculos sociais”, disse a secretária da Assistência Social da Serra, Cláudia Silva.

Leia também