Cultura

Casagrande lança programa de capacitação profissional para juventudes, o EmpregaJUV

com o intuito de promover a empregabilidade e a qualificação profissional dos jovens capixabas, o governador Renato Casagrande lançou, nesta segunda-feira (10), o Programa de Empregabilidade e Qualificação Profissional para Jovens Capixabas, o EmpregaJUV. A iniciativa é uma colaboração entre o Governo do Estado, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-ES).

O EmpregaJUV visa beneficiar jovens de 16 a 29 anos, especialmente aqueles que frequentam os Centros de Referência das Juventudes (CRJs) ou residem nas áreas abrangidas pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Serão oferecidas 1.120 vagas em cursos de qualificação profissional, com o objetivo de aumentar as chances de empregabilidade dos participantes.

“Investir na juventude é a garantia do presente e do futuro. Os jovens já estão atuando no mercado, liderando processos e construindo famílias. Por isso, a formação pessoal e a busca de oportunidades de emprego são importantes. Essa parceria com a Fecomércio, Senac e Sesc vai permitir que a gente forme mais de mil jovens. É uma ação que segue os caminhos trilhados por outra ação de sucesso do Governo, que são os CRJs. Atualmente, são 14 centros que servem de referência no País”, afirmou o governador Casagrande.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou a importância do programa para a capacitação das juventudes capixabas. “Esse programa vai ampliar as possibilidades de capacitação voltada às juventudes do nosso Estado, que terão acesso por meio dos nossos Centros de Referência das Juventudes. Muitos dos jovens que frequentam os CRJs já estão no mercado de trabalho ou empreendendo. As possibilidades que o EmpregaJUV apresenta fortalecerão ainda mais nosso trabalho de possibilitar o acesso ao conhecimento e colaborar na formação e integração das juventudes na sociedade”, disse Nara Borgo.

Idalberto Moro, presidente do Sistema Fecomércio, ressaltou o compromisso com a promoção de oportunidades para os jovens. “Estamos muito entusiasmados com a parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria de Direitos Humanos para a execução do programa EmpregaJUV. A qualificação profissional é essencial para a inclusão social e a redução das desigualdades. Ao criar essas vagas, estamos investindo no futuro dos nossos jovens e no desenvolvimento sustentável do nosso Estado”, destacou.

Richardson Schmittel, diretor regional do Senac, enfatizou o impacto transformador do EmpregaJUV. “No Senac-ES, estamos empenhados em proporcionar uma educação de qualidade que prepare os jovens para os desafios do mundo do trabalho. Ao concluir os cursos, esses jovens estarão mais preparados e confiantes para ingressar no mercado, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Estado e para um futuro mais próspero para todos”, afirmou Schmittel.

Para se inscrever, os jovens devem procurar o CRJ mais próximo, onde receberão informações e encaminhamentos necessários para participar do programa. Durante o curso, os participantes terão acesso a benefícios como uniforme e passagem para deslocamento, além do suporte oferecido pelo Sesc. Ao término, os jovens serão certificados pelo Senac, agregando valor ao currículo e ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

O Espírito Santo conta com 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) em 10 municípios: Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Guarapari, Aracruz, São Mateus, Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim. O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), visando a prevenção e combate à violência, especialmente entre jovens de 15 a 24 anos em áreas de maior vulnerabilidade social.

O programa EmpregaJUV se destaca como uma iniciativa fundamental para a formação e qualificação profissional dos jovens, promovendo o desenvolvimento pessoal e a construção de uma sociedade mais inclusiva e preparada para os desafios do mercado de trabalho.

Leia também