Open House reúne profissionais para apresentar o tema e o traçado da edição 2024 da mostra, que ocupará pela segunda vez consecutiva o Clube Ítalo-Brasileiro, com cerca de 30 ambientes
A 28ª edição da CASACOR ES será de 2 de setembro a 27 de outubro, no Clube Ítalo-Brasileiro. Pela segunda vez consecutiva a mostra será no charmoso clube, na Ilha do Boi, com cerca de 30 ambientes, conceito de condomínio e refletindo sobre quais ancestrais queremos ser das futuras gerações.
As organizadoras da mostra, Rita Tristão e Renata Tristão reúnem profissionais de arquitetura e decoração para apresentar o tema e o traçado da mostra 2024, no dia 27 de março, quarta-feira, na Open House. Em sua 28ª edição, a CASACOR ES terá cerca de 30 ambientes, entre espaços externos de convivência, gastronomia, 2 apartamentos (um com 90 m² e outro com 280m²),1 studio (30m²) e 1 loft (100 m²).
“O conceito de condomínio da CASACOR ES 2024 evidencia as diversas formas de morar dos tempos atuais. E escolher o Ítalo como cenário central reflete a essência da mostra deste ano, intitulada ‘De Presente, o Agora’. Isso implica priorizar a sustentabilidade, otimizando os investimentos já realizados para contribuir para um legado mais robusto ao clube. Essa abordagem cria o ambiente ideal para a realização da CASACOR 2024″, afirma Rita Tristão, lembrando que o clube também abrigou a mostra em 2019, sendo o único local a hospedar três edições da Casacor.
A convite das organizadoras, o jornalista, especialista em crítica e curadoria de arte e diretor de relacionamento da CASACOR, Pedro Ariel vai inspirar os profissionais falando sobre o tema. Este ano, Ariel será também curador da mostra capixaba. “Teremos momentos para interação com os profissionais e vamos refletir sobre os ambientes. Será uma troca muito rica”, diz ele.
O tema “De Presente, o Agora” convida arquitetos, decoradores, designers, paisagistas e sobretudo os visitantes a refletir sobre que ancestrais queremos ser e qual será o legado que deixaremos para as próximas gerações e para o Planeta. “É urgente repactuar o presente para inventar o futuro. Um mergulho na biodiversidade cultural em que nos movimentamos será capaz de revelar a beleza de nossa origem, feita de resiliência, alegria e encantamento. Ainda podemos ouvir os guardiões do planeta. Aqueles que mantêm em seu estilo de vida a sabedoria necessária para curar a terra, limpar os rios, proteger as florestas e nos religar ao cosmos. Estejam eles entre árvores, no asfalto das cidades ou em centros de pesquisa”, afirma o Manifesto da CASACOR 2024.
Entre os ambientes da 28ª CASACOR ES estão o Studio do Capoeirista, um resgate dos povos originários, da cultura dos negros escravizados que trouxeram a dança que é patrimônio cultural da humanidade para o Brasil. Logo na entrada da mostra, caminhar pelo Espaço Conexão será mergulhar na poesia de Mário Quintana e na rica biodiversidade brasileira: “Eles passarão… Eu passarinho”, lembra a passarela interativa. Destaque também para o Pet Care, o Quarto das Gêmeas e para a volta do Quarto do Bebê. “Esse é um ambiente querido pelos visitantes da Casacor ao longo dos anos e estamos trazendo de volta a pedidos”, compartilha Renata Tristão.