Geral

Cariacica recebe Zico para uma noite de autógrafos

O hexacampeão carioca, tricampeão brasileiro, Arthur Antunes Coimbra ,o Zico desembarca em Cariacica na próxima terça-feira (17),  às 18h, para uma noite de autógrafos do livro “A História de  todos os gols de Zico”, no Colégio Lusíadas, em Campo Grande.  

Durante o encontro, os fãs que adquirirem um  exemplar, poderão ter seus livros autografados. Mas quem tiver interesse, deve ficar atento: as edições são limitadas.

O presidente d a FAP Eventos Esportivos, Eliton Perini, conta que Zico tem visitado bastante o Espírito Santo e é sempre bem recebido pelos capixabas: “Para a noite de autógrafos deste livro, é a terceira vez que Zico vem  ao Estado. Todas as duas noites anteriores foram um sucesso de vendas. Muita  gente ficou de fora. E para atender aos fãs do Galinho que não adquiriram o exemplar, decidimos trazer o Zico novamente, dessa vez para Cariacica, uma cidade especial que tem muitos rubro-negros”, disse Eliton Perini.

Zico também fez história na Udinese (Itália) e no Kashima Antlers (Japão), onde é ídolo até hoje. Multifacetado, ele é empreendedor, palestrante, comentarista em televisão e rádio.

Sobre a obra

Após exaustivas e complexas pesquisas nacionais e internacionais, os autores Bruno Lucena, Mário Helvécio e Marcelo Abinade contam a  contam a história de Arthur Antunes Coimbra, o Zico, com o futebol, saboreando       cada gol marcado pelo “Galinho de Quintino” como se estivessem a beber um bom vinho. Nesse caso, taças, com ou sem trocadilho, certamente não faltarão.

Das peladas de rua ao título de um dos maiores artilheiros da história do Brasil e um dos maiores símbolos do futebol mundial, o craque que marcou gerações tem sua carreira relembrada nessa obra que enumera os gols feitos na escolinha, no juvenil e no profissional, com datas, locais e adversários mencionados em ordem cronológica. Cada capítulo é um ano da história da vida profissional do jogador e, para o deleite do leitor, além da relação de gols, os autores apresentam também, estatísticas, rankings, curiosidades e afins.

Com prefácios do jornalista e escritor Marcos Eduardo Neves, George Helal e do Maestro Junior, o livro tem imagens belíssimas e uma narrativa empolgante, capaz de nos transportar a campo ao descrever a destreza de Zico ao colocar a bola nas redes: de falta, rolando, pênaltis, cabeça, calcanhar, de letra e até de bunda, sem querer. Toda essa habilidade é, sem dúvida, fruto, primeiro, do seu dom em jogar futebol com o objetivo sempre de marcar gol, a razão do jogo. Talento, técnica, determinação e obsessão pela perfeição conquistaram uma nação e mudaram, para melhor, o cenário futebolístico nacional e internacional.

Autores:

Bruno Lucena (in memorian) praticamente vivia para as estatísticas do Flamengo. Detalhista ao extremo, foi responsável pela valorização e reconhecimento de ex-atletas rubro-negros, principalmente no futebol, trazendo- os de volta à Gávea e ao clube.

Bruno convidou Mário Helvécio e Marcelo Abinader para o projeto do livro. Marcelo Abinader, um outro amigo rubro-negro, mestre em pesquisas estatísticas de todos os jogos da história do Flamengo e autor de um importante livro sobre o tema. Os três autores acabaram ficando bem ligados.

Mário Helvécio, funcionário do Conselho Fiscal do Flamengo, outro que nutria uma paixão comum por fatos históricos referentes ao Flamengo e criou uma empatia imediata, logo virando “melhores amigos”.

Leia também