Economia

Capacitações impulsionam adesão de municípios ao Susaf/ES

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES) tem conduzido iniciativas para promover a adesão de municípios ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES). Coordenado pelo Idaf, o Susaf/ES busca harmonizar os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal no estado.

Com o intuito de incentivar novas adesões, capacitar os Serviços de Inspeção Municipais (SIM) e impulsionar o desenvolvimento das agroindústrias familiares, o Idaf realiza capacitações e encontros periódicos voltados para esse público-alvo. As capacitações visam fornecer embasamento técnico para que os municípios possam implementar suas estruturas e, posteriormente, obter o reconhecimento de equivalência e adesão ao Susaf/ES.

Na semana passada, ocorreu a 9ª Capacitação SIM-Susaf/ES, abordando temas como “Comunicação não violenta nos relacionamentos pessoais e profissionais”, “Elementos de controle na inspeção industrial e sanitária, Controle de higienização de agroindústrias”, “Aspectos gerais de contratação públicas” e “Prevenção e controle de biofilmes nas indústrias de alimentos”.

Leonardo Monteiro, diretor-geral do Idaf, destaca os resultados positivos do trabalho desenvolvido pelo instituto. “Estamos comprometidos em fortalecer o trabalho de inspeção sanitária em todo o estado, visando à saúde pública e ao desenvolvimento do setor agroindustrial capixaba”, ressaltou.

Atualmente, o Susaf/ES conta com a adesão de doze municípios e sessenta e nove agroindústrias de pequeno porte, totalizando quinhentos e vinte e cinco produtos com qualidade e segurança disponíveis para a população capixaba. Além disso, o Espírito Santo ocupa o terceiro lugar no número de produtos registrados com Selo Arte no país, evidenciando o avanço e a relevância do setor agroindustrial local.

Leia também