Seleção Brasileira de Basquete Masculino encerra preparação no Espírito Santo antes de disputar torneio internacional
Na foto: O presidente da Federação Capixaba de Basquete (Fecaba), Rogério Machado, o técnico da Seleção Brasileira de basquete masculino, o croata Aleksandar Petrovic, e o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Júnior Abreu. A Seleção fez a preparação para a AmeriCup no Sesc de Guarapari (Foto: Felipe Mansur / SCV)
Guarapari foi a casa do basquete brasileiro durante 12 dias, com apoio do Governo do Estado
A Seleção Brasileira de basquete masculino encerra, nesta quinta-feira (14), sua passagem pelo Espírito Santo, onde realizou a reta final de preparação para o AmeriCup, torneio internacional que acontece na Nicarágua entre os dias 22 e 31 de agosto. Desde o último dia 3, Guarapari se tornou a base da equipe, oferecendo estrutura de treinos, hospedagem e logística com o apoio do Governo do Estado.
Essa foi a primeira vez que a equipe masculina treinou em solo capixaba. Antes de embarcar para a Nicarágua, a delegação ainda passará pelo Panamá para a disputa de jogos preparatórios. Como parte das atividades no Estado, no último sábado (9) foi realizado um jogo de exibição entre Brasil Verde e Brasil Branco, no ginásio principal do Sesc de Guarapari, local onde a seleção ficou hospedada e treinou durante toda a estadia.
O técnico da equipe, o croata Aleksandar Petrovic, destacou a qualidade da recepção:
“Estou há sete anos no Brasil e posso dizer que a estrutura que encontramos aqui no Espírito Santo é, sem dúvidas, a melhor, pela logística, espaço de treinamento, alimentação… foi tudo perfeito. Por isso, em nome de todos, quero agradecer a todo mundo pela hospitalidade.”
Para o presidente da Federação Capixaba de Basquete (Fecaba), Rogério Machado, a presença da Seleção confirma o crescimento do esporte no Estado:
“O Espírito Santo vem ganhando cada vez mais visibilidade no cenário do basquete nacional. Desde 2021, com apoio do Governo, conseguimos sediar campeonatos brasileiros de base, recebendo mais de 50 equipes e representações de até 18 estados.”
A vinda da Seleção foi viabilizada por meio de parceria entre o Governo do Estado, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), a Fecaba e o Sesc-ES, representado pela diretora de Hospitalidade, Turismo e Lazer, Mônica Velasques.
Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Abreu, o bom desempenho do Estado na organização de eventos esportivos tem atraído grandes competições:
“O Campeonato Brasileiro Interclubes Super 15 também será em Guarapari. Dezoito estados estarão representados, com equipes como Flamengo, Remo e Paysandu. Será uma grande festa para o esporte.”
Com a despedida da Seleção, o Espírito Santo reforça seu papel de destaque no calendário esportivo nacional, mostrando que tem estrutura e capacidade para receber eventos de alto nível.