Cidade

Brasil é o terceiro país que mais escuta podcasts no mundo

Seja no carro, no trabalho ou na academia, os podcasts já estão inseridos no dia a dia do brasileiro. E isso é comprovado em números: o Brasil é o terceiro país que mais consome esse tipo de mídia no mundo, com mais de 30 milhões de ouvintes mensais. Isso de acordo com estudo divulgado ano passado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE.

De acordo com o empresário Wander Miranda, a facilidade de acessar os podcasts está entre as vantagens que explicam toda essa popularidade. Basta ter um celular e internet para acessar um episódio de podcast em qualquer lugar e em qualquer horário.

Esse boom aconteceu durante a pandemia, período em que as pessoas ficaram mais tempo em casa. De acordo com relatório “State of the Podcast Universe”, da empresa americana “Voxnest”, o Brasil foi o país que mais produziu podcasts em 2020, período marcado pelo isolamento social.

O empresário Wander Miranda em seu estúdio de Podcast. Foto: D Soul Fotografia.

“Atualmente, a maioria dos brasileiros possui acesso à internet e a smartphone e, essa penetração encontrou um ambiente perfeito durante o período de pandemia, pois, com mais pessoas ociosas em casa, essa nova mídia ganhou novos adeptos e se popularizou. Além, é claro, da capacidade do produto de se adaptar a vida multitarefas dos ouvintes”, avalia Wander.

De olho nessa tendência, recentemente, o empresário Wander Miranda criou o Enjoy Cast, podcast voltado ao mundo empresarial. Foram R$ 200 mil para a montagem de um estúdio em seu espaço de coworking.

Wander Miranda destaca que a linguagem do podcast cria uma relação íntima com o público, auxiliando sua popularização. “Outro atrativo é a linguagem simples e descomplicada, muito utilizada nesse formato que deixa uma sensação de pertencimento nos ouvintes e fazem com que eles se sintam dentro da conversa”, finaliza o empresário.

Leia também