Cultura

Bonecas são tema de nova exposição do Mucane a partir desta terça-feira (26)

O Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane) recebe, a partir desta terça-feira (26), às 19 horas, a inédita exposição artística “Espelhos: identidades e representações através de bonecas artesanais”.

A mostra, que ficará no museu por dois meses, tem por objetivo proporcionar um espaço de diálogo sobre identidade e representatividade do corpo negro na sociedade resgatando a prática ancestral manual de confecção de bonecas com tecido, conhecidas como Abayomis.

A exposição conta com participação do artista visual e carnavalesco, Vitor Vasale, da artesã e arte/educadora Jupiara Silva, além de curadoria do artista, educador, curador e doutorando em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Geovanni Lima.

“Nosso projeto se fundamenta nos processos de arte pautados na educação antirracista que permeiam a produção artesanal de bonecas negras que promovem e valorizam a história e a cultura afro-brasileira”, declara Jupiara.

No espaço, o visitante poderá contemplar gratuitamente instalações artísticas inéditas, além de um ambiente educativo, no qual será possível conhecer as bonecas artesanais confeccionadas na primeira edição do projeto, de mesmo nome da exposição, e aprender técnicas inerentes a confecção destes objetos.

A exposição, de classificação indicativa livre, estará aberta de terça a sexta-feira das 9 às 17 horas e sábado das 9 às 14 horas na sede do Mucane, na Avenida República, 121, Centro Histórico de Vitória.

O projeto “Espelhos: identidades e representações através de bonecas artesanais” é contemplado pelo edital 007/2022 de seleção de projeto de ocupação do Mucane, realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura).

Leia também