Cultura

Barra do Jucu Recebe Encontro de Chorinho com o Musical “Cordas do Barrão”

Neste domingo, dia 21, a partir das 10h, ocorrerá o II Encontro Musical do Projeto Chora Barra, com a apresentação do grupo Chorinho da Vila e o espetáculo “Cordas do Barrão”, reunindo os músicos Jorge Gabriel (violão), Cesar Almeida (pandeiro) e Rodrigo Souza (pandeiro).

O evento gratuito será realizado no Espaço Barra Sunset (antigo Barra Acústico), em frente à Praia do Barrão, na Barra do Jucu, em Vila Velha. A iniciativa é promovida pelo Museu Vivo da Barra do Jucu, com apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).

A apresentação musical integra o projeto “Chora Barra – Encontro, Memória e Formação de Chorinho da Barra do Jucu”, que oferece formação musical em três instrumentos tradicionais do chorinho: violão, cavaquinho e pandeiro. As oficinas de iniciação nesse gênero musical começam em fevereiro.

Além disso, o projeto busca resgatar a memória de um dos músicos mais importantes do choro no Espírito Santo, Francisco Firme, mais conhecido como Seu Chiquinho.

Natural de São Rafael, Domingos Martins, filho de uma família de agricultores e músicos autodidatas, Seu Chiquinho foi um dos grandes nomes do chorinho capixaba. Na Barra do Jucu, onde morou por muitos anos, tocou desde a década de 1950, desenvolvendo um ritmo próprio de choro chamado “emboladinha”. Chiquinho foi reconhecido por diversos movimentos musicais e homenageado, inclusive pelo Circuito Nacional do Choro, em 2009.

Ao longo de sua trajetória, ele liderou rodas de choro, animou bailes de casamentos, festas religiosas e carnavais. Em 2002, lançou o CD “Chico Experimental” e, com o Regional Francisco Firme, encantou amantes do chorinho no Espírito Santo. Faleceu em 24 de junho de 2010, aos 83 anos.

Com o lema “Saberes Populares, Caminhos do Amanhã”, o Museu Vivo da Barra do Jucu foi criado em 2015 para preservar e incentivar as tradições culturais da comunidade. Sem fins lucrativos, a organização surgiu a partir do movimento cultural “Culturada Viral”, realizado por moradores locais, com o objetivo de ocupar espaços com uma agenda cultural, esportiva e ambiental, promovendo o resgate do bucolismo local e valorizando as expressões culturais de Vila Velha.

“Estamos iniciando a execução do projeto Chora Barra, o que nos anima muito. Queremos ver a Barra do Jucu retornar aos bons tempos do chorinho de Seu Chiquinho, que deixou saudades aqui. Temos muitos talentos musicais e a certeza de que o chorinho encontrará terreno fértil em nossa comunidade”, afirma o coordenador do museu, Ricardo Vereza.

Apesar da forte tradição de congo na Barra do Jucu, o chorinho marcou a comunidade graças ao trabalho de Seu Chiquinho, que tocava em carnavais, bares e principais eventos de Vila Velha. “Nosso objetivo, ao apresentar o projeto, é não apenas resgatar a memória de Seu Chiquinho, mas também valorizar a diversidade cultural e musical da Barra do Jucu”, acrescenta Vereza.

Leia também