Economia

Avanços do Espírito Santo no 23° Fórum Empresarial Lide

Na manhã desta sexta-feira (16), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou do 23° Fórum Empresarial Lide, o mais importante encontro do setor produtivo brasileiro, realizado no Rio de Janeiro (RJ). Com o tema “Desenvolvimento Sustentável do Brasil”, o evento reuniu líderes políticos e empresariais de todo o país para discutir os rumos da economia nacional e as estratégias para promover um crescimento sustentável.

Durante o painel, Casagrande dividiu o palco com os governadores de Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Norte e Amazonas. Em sua intervenção, o governador capixaba abordou os desafios enfrentados pelos estados menos populosos, destacando a necessidade de adaptação às mudanças propostas pelo novo sistema tributário nacional, que está prestes a ser votado pelo Congresso.

“Os estados mais populosos tendem a ganhar competitividade com as novas regras, e os estados menores, como o Espírito Santo, terão que se desdobrar para manter a efetividade. É um desafio que estamos prontos para enfrentar”, afirmou Casagrande.

O governador aproveitou a oportunidade para ressaltar as conquistas da administração estadual. “Sempre que participo de eventos dessa magnitude, seja dentro ou fora do país, trago o exemplo do Espírito Santo. Desde o início do meu mandato, o estado mantém a nota A do Tesouro Nacional, fruto de uma gestão fiscal responsável e bem organizada”, destacou.

Casagrande também mencionou o Fundo Soberano do estado, que conta com R$ 1,7 bilhão para investimentos em inovação e transição energética. “Em 2023, fomos o estado que mais investiu em infraestrutura, aplicando 20% da receita corrente líquida. Estamos comprometidos em continuar a investir e melhorar a vida da nossa população”, acrescentou.

O Fórum Empresarial Lide, que ocorre anualmente, é um importante espaço para a troca de ideias e estratégias entre líderes do setor produtivo e governantes, buscando soluções para os desafios econômicos e sociais do Brasil.

Crédito: Marco Santos

Leia também