Saúde

Atenção e hábitos saudáveis são aliados no controle do diabetes

Especialistas da Unimed Sul Capixaba alertam sobre a importância da alimentação e do acompanhamento regular

Comemorado anualmente em 14 de novembro, o Dia Mundial da Diabetes destaca que essa condição atinge pessoas em todas as fases da vida, e que ações de prevenção, diagnóstico e acompanhamento contínuo são essenciais para a saúde de quem convive com a doença. Especialistas da Unimed Sul Capixaba lembram que a diabetes envolve mudanças de estilo de vida, especialmente quanto à alimentação, e o engajamento de um time multiprofissional, não se resumindo apenas ao uso de medicamentos.

O endocrinologista da cooperativa, João Antônio Fernandes, explica que a diabetes representa um desequilíbrio no modo como o organismo utiliza a glicose. “Ou o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue utilizá-la adequadamente. A condição exige atenção contínua e mudanças sustentáveis no estilo de vida. Com acompanhamento médico e hábitos saudáveis, é possível manter o controle e garantir mais qualidade de vida”.

A nutricionista Adriana Sarzedas, acrescenta que a alimentação atua como um termostato da glicose no sangue. “O tipo de alimento, o momento em que é consumido e sua qualidade fazem grande diferença no controle, e são chave para evitar as complicações a longo prazo”.

João Antônio destaca que, durante o tratamento, quando o paciente adota uma dieta personalizada com redução de ultraprocessados, controle de carboidratos refinados e aumento de fibras, observa-se uma melhora nos níveis de hemoglobina glicada e menor variação glicêmica. “Isso significa menos hiperglicemias, menos risco de danos aos nervos, aos olhos e aos rins”.

Para Adriana Sarzedas, é possível mudar efetivamente o dia a dia de quem convive com diabetes quando se investe em alimentação saudável. “Quando a pessoa integra planos alimentares que privilegiem alimentos in natura, e combina isso com atividade física regular, o benefício vai além da glicemia, há melhora no peso, na pressão arterial, no perfil lipídico, e isso tudo repercute no bem-estar”.

Para quem busca um padrão alimentar adequado à condição, a orientação da nutricionista é adotar uma alimentação individualizada, com foco em refeições regulares, boa distribuição dos carboidratos, preferência por grãos integrais, frutas e vegetais, gorduras saudáveis (como azeite, oleaginosas) e proteínas de qualidade.

Leia também