A Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, na tarde desta quarta feira , no Plenário Dirceu Cardoso, aconteceu uma audiência pública voltada para discutir o “Protocolo de Obesidade existente no Estado”. O evento, promovido pela Frente Parlamentar para Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Diabetes, será presidido pelo deputado estadual Fabrício Gandini (PSD) e visa abordar as principais questões relacionadas ao tratamento da obesidade.
A audiência foi solicitada pela Coalizão Vozes do Advocacy, uma aliança de 21 associações e dois institutos brasileiros dedicados ao combate do diabetes e da obesidade. A nutricionista e diretora da Associação dos Diabéticos do Espírito Santo (Adies), Lorena Bucher, explicou que o evento buscará discutir a eficácia das políticas públicas existentes, dado o crescimento alarmante da obesidade e a falta de infraestrutura nas unidades de saúde do Estado.
“Nosso objetivo é avaliar o acesso aos tratamentos disponíveis, incluindo a cirurgia bariátrica, além de discutir os medicamentos e as políticas preventivas da obesidade”, afirmou Lorena. Ela destacou que há uma significativa demora para a realização da cirurgia bariátrica e uma carência de equipes multidisciplinares adequadas.
De acordo com dados da Vigitel de 2023, 19% da população de Vitória sofre de obesidade. No estado, 45% das pessoas enfrentam sobrepeso ou obesidade, com 5,5% desses casos classificados como obesidade grau 3, a forma mais severa. A nível nacional, dados de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 26,8% dos adultos e 6,7% dos adolescentes têm obesidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) projeta que até 2025, 700 milhões de pessoas no mundo serão diagnosticadas com a doença, e o Atlas Mundial da Obesidade de 2024 prevê que até 2035, mais da metade da população global (51%) viverá com sobrepeso ou obesidade.
O deputado Gandini enfatizou a relevância da discussão, destacando que a obesidade é um fator de risco para várias doenças. “É fundamental que abordemos essa questão com a seriedade que ela merece. Esta audiência será uma oportunidade para aprimorar nosso sistema de saúde pública”, declarou o deputado.
A audiência contará com a presença de representantes importantes, como o médico especialista em cirurgia bariátrica no Espírito Santo, Dr. Gustavo Peixoto, e representantes da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). Entre os participantes também estarão três membros da Coalizão Vozes do Advocacy: Lorena Bucher, a ativista e fundadora do Projeto Fênix Beleza Plus, Inara Silva; a presidente da Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos (ACEDH), Natasha Roche de Alencar; e a endocrinologista e delegada da Abeso, Mariana Guerra.