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“Assédio, pare”: Eco101 reforça campanha para coibir assédio contra colaboradores

A Eco101 realiza ações de conscientização que buscam coibir casos de assédio sexual, moral, injúria e agressão contra operadores de praças de pedágio e na empresa como um todo. Por meio da campanha “Assédio, pare: trafegue pela via do respeito!”, criada pelo Grupo EcoRodovias, a Eco101 visa impactar tanto os assediadores quanto desenvolver a autopercepção de quem está sendo violado, concedendo o apoio necessário para a realização de denúncias.

Os relatos são constantes e, muitos deles, semelhantes, como o da operadora Camila Schaidegger, que trabalha na via expressa da praça de pedágio e passou por situações de racismo enquanto realizava suas funções.

“Quando um usuário para na cancela por algum problema no TAG, a gente faz a verificação antes de realizar a liberação do veículo. Nesse dia, eu estava atendendo uma pessoa e um caminhoneiro ficou retido na cabine automática. Daí ele começou a me xingar e usar termos racistas. Eu me senti muito humilhada, chorei muito e fiquei muito triste por ser tratada assim enquanto estava exercendo minha função de trabalho”, conta.

Outra situação relatada foi a do operador de tráfego Givanildo Oliveira, que, no momento de atendimento de uma ocorrência, fazendo a sinalização adequada, foi agredido verbal e fisicamente por um usuário em estado alterado que aguardava a liberação da via. Givanildo precisou ser socorrido e levado para atendimento médico após um desmaio.

“Nossa função é prestar o melhor atendimento aos usuários. Fazemos auxílios mecânicos, sinalizamos a via para evitar acidentes, acionamos os recursos necessários e muito mais, sempre visando levar aos usuários um serviço de qualidade no momento da necessidade, daí você receber esse tipo de tratamento… É muito triste e deixa a gente bem chateado, mas, por sorte, ficou tudo bem e já pude retomar minhas atividades”, conta o operador.

Um dos pontos da campanha, que entra em seu segundo ano, busca, justamente, estimular que as denúncias sejam formalizadas pelos canais corretos. É importante divulgar e falar sobre o tema, pois os assédios acontecem mesmo em ambiente público e movimentado, como uma rodovia.

“Essa campanha foi desenvolvida diante da recorrência de relatos de casos de assédio, principalmente em nossas praças de pedágio. A empresa repudia atos de assédio sexual e moral. Todo e qualquer tipo de abuso é absolutamente inaceitável, pois fere não apenas a política da empresa, mas a ética das relações. Diante disso, o Grupo EcoRodovias decidiu realizar essa campanha e criar uma cultura de combate ao assédio e acolhimento dos colaboradores que forem vítimas”, ressalta o coordenador de Recursos Humanos da Eco101, Cristiano Tavares.

Protocolo de resposta para agressões

 Além de impactar os usuários de rodovias, a empresa busca desenvolver uma forma de proteção estruturada e treinada em casos de assédio para seus colaboradores. Neste ano, a ação ganhou reforço de uma consultoria especializada na análise desse tipo de agressão. A empresa está desenvolvendo um protocolo de respostas e capacitando colaboradores e líderes para saberem como agir diante de situações de assédio realizadas por usuários. Em adição, a EcoRodovias reafirma sua política de combate ao assédio e disponibiliza o Canal de Ética para que sejam feitos relatos sobre o assunto, de forma anônima ou identificada.

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