Ter valores, entusiasmo e convicção é fundamental para ser uma máquina de resultados”, afirma especialista
Com o tema “Transformando sua empresa em uma máquina de resultados”, a 212ª edição do Café de Negócios da Associação dos Empresários da Serra (Ases) reuniu mais de 250 pessoas nesta quarta (8), no Steffen Centro de Eventos, Serra. Promovendo uma série de imersões de empresas do Estado, o palestrante Wander Miranda, CEO do Enjoy Work, ensinou a importância do atendimento de excelência, propaganda boca-a-boca e amor pelo ofício.
A abertura do encontro foi uma homenagem a Sergio Rogério de Castro (9/8/1942-31/10/2023), com um minuto de silêncio.
O presidente da Ases, Giuliano de Castro, saudou os participantes, agradecendo o carinho e as mensagens pela perda de seu pai, Sergio Rogério de Castro, no último dia 31 de novembro. Sergio foi o fundador da Ases, em dezembro de 1977.
“Agradeço também ao município da Serra que nos acolheu e vamos fechar com chave de ouro esse último Caneg. A Casa do Empresário foi inaugurada recentemente e nela vamos disponibilizar capacitação, teremos o InovaSerra e muito mais. Será um espaço dedicado para a promoção de networking e fortalecimento da comunidade”, disse Giuliano.
A palestra de Wander começou agitada, com um “choque” de ânimo para motivar os presentes a iniciarem a imersão de transformação de suas empresas.
“Que história você vai contar? É preciso saber o que se quer para ir em busca. É preciso estar disposto a contar uma história de sucesso. Minha história foi de luta e superação. E ela começou lá atrás, quando meu pai abriu uma borracharia. Mas antes disso, meu pai trabalhava na borracharia do meu avô. Ele decidiu ter o próprio negócio quando meu pai agilizou o atendimento em uma borracharia onde ele consertaria o pneu do seu carro”, contou Wander.
Em 1989 tudo começou e, segundo Wander, após muita dificuldade, seu pai abriu a borracharia. “Foram dias muito difíceis. Nenhum carro para consertar. Mas quando surgiu o primeiro, meu pai foi ao encontro do cliente. Ele não esperou a pessoa entrar na loja. Isso aprendi com meu pai. A gente deve atender nossos clientes da melhor forma possível. Além disso, ele pediu para o cliente indicá-lo. E essa pessoa estava muito satisfeita e saiu dali convicto de que indicaria. Após duas semanas a borracharia já era um sucesso e nos tornamos a Rodão Pneus”.
E as dicas para obter sucesso no negócio seguiram. Wander apresentou formas de iniciar uma conversa com um cliente em potencial e formas de negociar até o fechamento da venda. “Ferramentas de inbound e outbound são fundamentais para se tornar uma máquina de resultados. Cada uma delas vai te trazer benefícios pequenos, que unidos somam um grande resultado”, explicou Wander.
Além disso, ele apontou alguns pontos que o empreendedor deve ter: valores, entusiasmo, ser interessante, fazer o cliente visualizar a transformação que ele quer, ter empatia e amor ao próximo, ser confiante e convicto, entre outros. Para encerrar, Wander afirmou que a Ases é o caminho para a prosperidade social e nos negócios.
Na oportunidade, foi anunciada a data da 17ª edição do Prêmio Mérito Empresarial, que será no dia 7 de dezembro, no Steffen Centro de Eventos.