Solidariedade com árvores decoradas por instituições sociais
Atração será inaugurada nesta quarta-feira (12), no Parque O Cravo e a Rosa, e promete encantar o público com arte, luzes e inclusão
O espírito natalino já chegou a Cariacica e promete emocionar moradores e visitantes. A tradicional Vila de Natal, montada no Parque O Cravo e a Rosa, será inaugurada nesta quarta-feira (12) e traz um toque especial neste ano: árvores decoradas por instituições sociais do município, em uma mostra de criatividade, sensibilidade e solidariedade.
As entidades começaram a montar suas árvores na última segunda-feira (10), unindo arte e significado para representar o trabalho realizado ao longo do ano em prol de crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e famílias em situação de vulnerabilidade.
Os enfeites natalinos foram fornecidos pela Secretaria de Serviços (Semserv), mas cada instituição também levou materiais próprios para personalizar a decoração e expressar sua identidade.
“Além dos materiais fornecidos pela secretaria, cada instituição também vai levar elementos próprios para deixar sua identidade. A ideia é que cada uma possa expressar, por meio da decoração, o trabalho e a mensagem que representa, tornando a Vila de Natal ainda mais diversa e cheia de significado”, destacou o secretário de Serviços, Marcos Aranda.
Entre as instituições participantes estão o Creas de Itacibá e de Campo Grande, os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCPIs), Apae, Aafaes, Amaes, Cariacica Down, Amor e Vida, Instituto Emanoel, Instituto Tudo Novo, Reame, Montanha da Esperança e Roger Fernandes.
Para a secretária de Assistência Social, Danyelle Lirio, a iniciativa é uma forma de unir o espírito natalino à valorização do trabalho social desenvolvido no município.
“Cada árvore carrega um pedacinho da história e da missão de cada instituição. É um momento de celebrar o trabalho que elas realizam durante todo o ano, com dedicação e amor ao próximo. Ver essas entidades trazendo suas próprias decorações e expressando sua identidade é uma forma de mostrar que a inclusão e a solidariedade também se refletem em gestos simples”, afirmou.
Além da ação solidária, a Vila de Natal promete encantar com cenários grandiosos e atrações para toda a família. O público poderá conferir 14 árvores flutuantes no lago, representando as regiões do município — incluindo uma principal com 12,5 metros de altura e 80 mil microlâmpadas de LED, cercada por um chafariz iluminado.
Outra atração é a árvore em terra de 23 metros, revestida com 250 mil microleds, além do deck com a cadeira do Papai Noel sobre o lago, cenário perfeito para fotos.
A programação inclui ainda praça de alimentação, amplo estacionamento, roda-gigante com acessibilidade, trenzinho, carrossel, parquinho temático de Natal e um presépio em tamanho real, compondo um ambiente mágico para todas as idades.
O brilho do Natal não ficará restrito à Vila. Mais de 600 mil microlâmpadas vão iluminar diversos pontos da cidade, incluindo o Complexo Esportivo Hugo Viola, as praças da Expedito Garcia e da Bíblia, o Parque da Biquinha, o Trevo de Alto Lage, Cariacica-Sede, o Mercado Municipal, a Nova Orla, a entrada da cidade pela Segunda Ponte e o Polo Gastronômico de Vila Palestina.
Duas árvores de 23 metros de altura, com 55 mil microleds cada, também vão iluminar a Segunda Ponte e Cariacica-Sede, transformando-se em novos cartões-postais natalinos do município.