Artigo

ARTIGO – Exposição de pinturas “Saudades e Amor”

Do artista português premiado Artur Gois, em exposição na Casa da Memória na Prainha, a partir desse sábado 03 de agosto.

“Pintar é a forma mais simples de nos alhearmos dos problemas que nos afligem e de estar mais perto na natureza… É a forma de comunicar e interpretar à minha maneira aquilo que, muitas vezes, passa despercebido. A mistura de cores a óleo torna-se complexa quando se trata de executar uma pintura que satisfaça o pintor e de quem o analisa. O uso do pastel torna-se mais fácil e mais rápido para a execução de figuras devido á facilidade de contornar as sombras” – afirma o artista português Artur Gois. (foto)

Artur Gois depois das últimas exposições “Preto & Branco” em Estarreja, Portugal, a favor da CERCIESTA, instituição educativa para pessoas com necessidades especiais. Depois em Aveiro, Portugal, no Hotel Imperial a favor dos Bombeiros Novos de Aveiro.  Na Murtosa, Portugal, a favor da LUTA CONTRA CANCER e em Estarreja, também em Portugal, a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro com o nome de “Traços da Vida”.

Artur Gois, participou ao longo dos tempos em algumas exposições de desenho. Continuando agora em pintar a óleo a cores em diversos temas a preto e branco tendo mais incisão na Ria de Aveiro com os nossos moliceiros.

Muitas das suas obras s estão em Angola, Moçambique, Brasil, Espanha, Venezuela, Portugal, França.

Pretende agora nessa sua estada temporária no Brasil, hospedado em Vila Velha, e com mais tempo para as artes plásticas vai continuar produzindo inspirado na cultura, história e belezas naturais da nossa Vila Velha, cidade que sempre quis conhecer, devido aos óbvios vínculos históricos que nos unem aos portugueses.  Prepara uma nova série de obras que pretende levar para expor na Europa.

Exposição: “Saudades e Amor”, lindas cenas de Portugal, obras em acrílico; como também em tintas a óleo, algumas executadas em pastel tanto em preto e branco, como em cores.

Cerca de 30 obras estarão expostas na Casa da Memória de Vila Velha, rua Luciano das Neves nº 17, no Sitio Histórico da Prainha de Vila Velha.  Abertura dia 03 de agosto, sábado, a partir das 11h com visitação de terças a domingos e feriados das 9h às 17h, gratuito, até o dia 30 de agosto.

As obras expostas estão à venda, diretamente com o artista, com parte da renda sendo doada para a APES Associação dos Portugueses no Espirito Santo.  A exposição é uma realização do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha IHGVV, curadoria Luiz Paulo Rangel, apoio Apes Associação de Portugueses no ES, apoio institucional da PMVV. Divulgação Bandeira Goes Comunicação.

Manoel Goes Neto é escritor, produtor cultural e diretor no IHGES

 

Leia também