Economia

App vai facilitar rotina de microempreendedores individuais

Essa mudança tem potencial para reconfigurar substancialmente o cenário dos empreendedores que desejam ingressar ou já atuam nesse segmento empresarial. Para todos aqueles que almejam ou já exercem a atividade de MEI, é de suma importância estar a par dessas transformações. E aqui na Serra, um app desenvolvido pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedec)  e de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit), em parceria com a Startup PJMEI, desenvolveu uma ferramenta que vai facilitar a rotina dos microempreendedores individuais (MEIs) atuantes no município, fruto de uma iniciativa de inovação aberta.

Iniciativa inédita no Espírito Santo e disponível gratuitamente nas plataformas Android e IOS, o aplicativo Ciampe Serra Virtual oferece diversos serviços e informações de interesse dos empreendedores.

Por meio do aplicativo, os MEIs poderão acessar os serviços mais requisitados no dia a dia, como a emissão de boletos e o envio da declaração anual de faturamento, tudo de forma rápida e segura. O aplicativo oferece acesso, inclusive, a informações sobre cursos e treinamentos.

“Com o lançamento do Ciampe Serra Virtual, a Prefeitura da Serra dá mais um passo importante na promoção do empreendedorismo e da inovação no município. Estamos muito satisfeitos com essa iniciativa, fruto da parceria do município com uma startup, que resultou em uma solução inovadora e que atende às necessidades dos nossos empreendedores”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Ricardo Pandolfi.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, pontua que essa ferramenta é mais uma das estratégias utilizadas pela administração para promover a transformação digital no município. “A inclusão digital é peça fundamental nesse processo em que estamos ofertando serviços digitais para o cidadão”, comenta.

Como acessar

Para acessar os serviços, o empreendedor precisa criar uma conta após baixar o aplicativo ou diretamente pelo site, por meio do link https://ciampe.serra.es.gov.br/home, usando o CPF e o CNPJ da empresa MEI.  A ferramenta Ciampe Serra Virtual está disponível também para uso web, em computadores de mesa, com as mesmas funcionalidades da versão do aplicativo para celulares.

Aqueles que ainda não se formalizaram e por isso não têm CNPJ podem acessar o aplicativo usando apenas o cadastro com o CPF. Para quem se encontra nesta situação, a orientação é que acesse pelo aplicativo o campo Jornada do MEI e assista os vídeos com informações básicas sobre a formalização.

Assim, o empreendedor em vias de formalização cumpre uma etapa obrigatória que normalmente é feita presencialmente no Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe), ganhando, assim, tempo neste processo.

O aplicativo conta, também, com um Chat por meio do qual os usuários podem tirar dúvidas com a equipe do Ciampe, inclusive para quem pretende formalizar o CNPJ como MEI.

Confira a lista com os serviços disponíveis no aplicativo:

– Boleto Mensal DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
– Envio da DASN – Declaração Anual de Faturamento.
– Cursos e Treinamentos: o MEI pode acessar a programação mensal das capacitações gratuitas oferecidas pelo Ciampe em parceria com instituições públicas ou privadas.
– Jornada do MEI: o MEI pode assistir a vídeos curtos com informações básicas sobre formalização, direitos, deveres, controle, faturamento, nota fiscal, entre outros.
– Nossocrédito: o MEI pode acessar informações sobre o programa Nossocrédito, que oferece linhas de crédito para microempreendedores.
– Suporte via Chat: atendimento integrado, oferecendo informações precisas e respostas para garantir aos empreendedores segurança e confiabilidade do serviço prestado (alguma coisa do tipo)
– Tutoriais: acesso a conteúdos com orientações para utilização dos serviços oferecidos no app.

 

Leia também