O empresário Antônio Carlos Torres é o vencedor do Prêmio Equilibrista 2025, a principal honraria concedida pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEF-ES). O anúncio foi feito durante cerimônia realizada em Vitória, que reuniu cerca de 400 convidados, entre empresários, executivos e lideranças públicas. Em sua 31ª edição, o prêmio se consolida como o mais importante reconhecimento do meio empresarial capixaba.
![]()
Na abertura do evento, o presidente do IBEF-ES, Alecsandro Casassi, destacou a importância das parcerias e do fortalecimento institucional. “Agradeço a todos os parceiros, às entidades e à imprensa. As parcerias reforçam o papel do IBEF. Lideranças inspiram e transformam, e nossos valores guiam o tom do diálogo. Seguiremos fortalecendo nossos pilares e tornando o IBEF ainda mais relevante. Este prêmio é um marco para todos nós. Neste ano, temos a comenda que reconhece iniciativas alinhadas ao desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Durante a solenidade, parceiros institucionais foram homenageados pelo apoio contínuo às ações do IBEF-ES e pelo compromisso com a valorização da gestão profissional no Espírito Santo.
![]()
A programação seguiu com a entrega de prêmios em diversas categorias. O Prêmio Orgulho de Ser IBEF Academy foi concedido a Gabriel Schaydegger, que ressaltou a importância do conhecimento. “O estudo é a luz da nossa vida”, declarou. Já o Prêmio Orgulho de Ser IBEF CQC foi entregue a Eric Alves Azeredo, que comemorou o reconhecimento. “Esse prêmio é fruto de muita dedicação no CQC e agradeço a todos que estão comigo nesta jornada.”
Na categoria Ibefiano de Sucesso, a vencedora foi Luana Nandorf. Em seu discurso, destacou valores pessoais e profissionais. “Os bons são a maioria e junto deles nós ficamos melhores. Acredito no agro e no cooperativismo. Trazer minha família hoje aqui me deixa muito feliz. Ter raízes não me prende, mas me dá sustentação”, afirmou.
O prêmio de CFO do Ano foi entregue a Thiago Adame, que enfatizou o papel da família em sua trajetória. “Ganhar um prêmio do IBEF é uma honra. Muito obrigado pelo reconhecimento. Esse momento nasce em uma família que me deu coragem para sonhar grande, que fez de tudo para que eu estudasse, e nos meus avós que me ensinaram a dignidade do trabalho”, disse.
O Destaque Empresarial ficou com Antonio Toledo, que ressaltou o trabalho coletivo. “É uma honra receber este prêmio. Todo reconhecimento é fruto de muito trabalho, de um esforço coletivo de colegas que formam um time incrível”, destacou.
Um dos momentos mais simbólicos da noite foi a entrega da Comenda Sebastião Salgado, criada para reconhecer iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável. A honraria foi recebida por Juliano Ribeiro Salgado, representando os pais Lélia e Sebastião Salgado. A comenda foi entregue pelo vice-governador Ricardo Ferraço, pela diretora executiva comercial do IBEF, Giselle Alves, pelo presidente da instituição, Alecsandro Casassi, pela diretora do IBEF Social, Maria Luíza Bazet, e por José Armando Campos, Equilibrista 2001.
Ao discursar, o vice-governador destacou o papel da entidade. “O IBEF é uma das instituições que nos ajudam a fazer o Estado crescer. O instituto reconhecer esses profissionais é muito importante”, afirmou. Emocionado, Juliano Salgado falou sobre a trajetória da família. “Este é um momento muito importante. Tião é meu pai. Vitória é nossa casa. Hoje vocês, como Estado, demonstram para o Brasil que o país pode crescer e ser grande.”
O governador Renato Casagrande também ressaltou a relevância do prêmio e da comenda. “Ter na figura de Sebastião alguém envolvido com este tema é muito importante. Por isso, saúdo o IBEF. Parabéns aos vencedores. Um país, um Estado e uma região só serão fortes com compromisso. O instituto é fundamental no processo de desenvolvimento do Espírito Santo. Temos orgulho do trabalho que estamos fazendo”, afirmou.
Encerrando a cerimônia, o Prêmio Equilibrista 2025 foi entregue a Antônio Carlos Torres pelo presidente do IBEF-ES, Alecsandro Casassi, pelo presidente do Conselho de Curadores da instituição, Sérgio Sotelino, pela diretora executiva de operações, Francis Ferrari, e pelo governador Renato Casagrande. Ao agradecer, o homenageado destacou valores pessoais e profissionais. “Agradeço a Deus, à minha família, aos colegas e a todos que votaram. Estou honrado em receber este prêmio. Hoje, ao ser empreendedor, você precisa ser um equilibrista nato. Deus, família e trabalho são as ‘bolinhas’ que precisamos equilibrar todos os dias”, concluiu.