Nesta segunda-feira, 15 de julho, a Amunes (Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo) comemora 52 anos de atuação dedicada à defesa do municipalismo. Com a adesão de todos os 78 municípios do estado, a instituição tem se destacado na representação e proteção dos interesses dos municípios tanto a nível estadual quanto nacional.
Criada em 15 de julho de 1972 como Associação Capixaba dos Municípios (ACM), a Amunes surgiu com o propósito de organizar os municípios para defesa de interesses comuns, agilizar as administrações municipais, promover debates constantes entre prefeitos e solucionar problemas em diversas áreas. Ao longo dos anos, a associação se fortaleceu graças às contribuições de seus presidentes e membros da diretoria, conquistando representatividade e espaço para diálogos e articulação junto aos governos e demais poderes.
O atual presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, destaca a importância da continuidade do trabalho realizado pelos seus antecessores. “Estou como presidente da Amunes nesta gestão, e é uma satisfação continuar o legado e o trabalho de tantas pessoas que me antecederam e tanto fizeram pelos municípios. Todos os presidentes deram a sua contribuição, cada um à sua maneira e no seu tempo, mas todos com o propósito de união e fortalecimento de cada uma das cidades capixabas”, afirmou.
A comemoração dos 52 anos da Amunes reflete a trajetória de uma instituição que, ao longo de mais de cinco décadas, tem sido fundamental para a coesão e o desenvolvimento dos municípios do Espírito Santo, reforçando o papel do municipalismo como pilar essencial para a administração pública eficiente e a promoção do bem-estar das comunidades locais.