Saúde

Alopecia: o caso de Gretchen e os avanços nos tratamentos capilares

A cantora Gretchen, 66 anos, tornou-se voz ativa no tema da alopecia ao compartilhar que lida com queda capilar significativa — atribuída a fatores como química capilar, uso de mega-hair, Covid-19 e reposição hormonal.

Em um gesto de transparência e empoderamento, ela relatou que fez questão de que as pessoas vejam a realidade do seu cabelo e os cuidados e tratamentos que ela faz.  Esse desabafo traz à tona uma condição que afeta milhões de pessoas — especialmente mulheres — mas que ainda carrega estigma: a alopecia.

Mas o que é a alopecia? A médica Renata Melo explica que é um tipo de queda de cabelo que pode ocorrer de forma localizada ou generalizada. “O uso de apliques, procedimentos químicos agressivos, além de fatores genéticos ou hormonais podem desencadear a queda”, diz.

A boa notícia é que hoje os tratamentos estão cada vez mais modernos, com o uso de tecnologia que avalia com mais precisão o problema. “Entre os tratamentos contamos com a tricoscopia digital, exames laboratoriais e anamnese completa para identificar a causa da queda. Após essa etapa é analisado o tratamento adequado, temos opções como a Microinfusão de medicamentos na pele; o laser fracionado; a terapia com exossomos capilares e a mesoterapia capilar”, explica a médica.

Doutora Renata também ressalta que manter uma alimentação equilibrada e cuidados com os fios são um aliado para a saúde capilar.

Leia também