A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) voltou a ganhar destaque nacional. O Projeto Ales Sustentável foi selecionado entre os três finalistas da categoria Gestão na 6ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A lista foi divulgada nesta quarta-feira (19).
Os vencedores das quatro categorias — Atendimento ao Cidadão, Gestão, Projetos Especiais e Reportagem Legislativa — serão anunciados durante a 28ª Conferência Nacional da Unale, que acontece de 3 a 5 de dezembro, em Bento Gonçalves (RS).
Criado para transformar rotinas, otimizar processos e reduzir impactos, o Ales Sustentável reúne ações baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. O projeto promove práticas ambientais, sociais e econômicas que já fazem parte do cotidiano do Legislativo estadual.
Para o subdiretor de Sustentabilidade da Casa, Williman de Andrade, o principal diferencial da iniciativa é o engajamento dos servidores.
“O grande diferencial é a conscientização de todos os servidores que estão imbuídos de fazerem boas práticas. Criamos uma cartilha com orientações que valem tanto para a Assembleia quanto para casa, como separar lixo orgânico e reciclável, apagar as luzes e reduzir o consumo de água. É uma união de conscientização”, destacou.
Segundo ele, o compromisso institucional reflete um entendimento coletivo de que boas práticas beneficiam não apenas o ambiente interno, mas toda a sociedade.
“A Assembleia vestiu a camisa preocupada com meio ambiente e, principalmente, com o meio em que nossos servidores estão inseridos”, completou.
O Ales Sustentável atua em várias frentes, como monitoramento do consumo de recursos, avaliação da eficiência de processos, redução de desperdícios e acompanhamento de emissões e resíduos. A proposta inclui ainda orientar políticas públicas e reforçar a transparência.
Williman destaca o papel estratégico da plataforma de indicadores utilizada no projeto:
“Ali colocamos metas já cumpridas, metas a serem cumpridas, e tudo isso com o apoio da plataforma de indicadores. É muito importante, na gestão pública ou privada, contar com ferramentas que orientem, estabeleçam metas e permitam medir se estamos alcançando os objetivos.”
A edição 2025 do Prêmio Assembleia Cidadã recebeu 70 projetos na etapa inicial. O objetivo da premiação é reconhecer e divulgar iniciativas legislativas que fortalecem a relação do Parlamento com o cidadão, ampliam a humanização das instituições e promovem boas práticas.
Finalistas por categoria
Atendimento ao Cidadão
CCJ Cidadã (RO)
Sala Lilás (RJ)
Legislação Mineira em Áudio (MG)
Gestão
Ecolegis (PB)
Legis Vídeos (RN)
Ales Sustentável (ES)
Projetos Especiais
Alepe Antirracista (PE)
Implementação da Lei 12.311/2024 – Escola Informada (MA)
Parlamento Comunicação (PR)
Reportagem Legislativa
Documentário Sociedade Singular (PB)
Vício em apostas é motivo de preocupação e debate na Alesc (SC)
Memórias do Parlamento (RJ)