Cidade

Ales Sustentável é finalista nacional no Prêmio Assembleia Cidadã 2025

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales)  voltou a ganhar destaque nacional. O Projeto Ales Sustentável foi selecionado entre os três finalistas da categoria Gestão na 6ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A lista foi divulgada nesta quarta-feira (19).

Os vencedores das quatro categorias — Atendimento ao Cidadão, Gestão, Projetos Especiais e Reportagem Legislativa — serão anunciados durante a 28ª Conferência Nacional da Unale, que acontece de 3 a 5 de dezembro, em Bento Gonçalves (RS).

Criado para transformar rotinas, otimizar processos e reduzir impactos, o Ales Sustentável reúne ações baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. O projeto promove práticas ambientais, sociais e econômicas que já fazem parte do cotidiano do Legislativo estadual.

Para o subdiretor de Sustentabilidade da Casa, Williman de Andrade, o principal diferencial da iniciativa é o engajamento dos servidores.

“O grande diferencial é a conscientização de todos os servidores que estão imbuídos de fazerem boas práticas. Criamos uma cartilha com orientações que valem tanto para a Assembleia quanto para casa, como separar lixo orgânico e reciclável, apagar as luzes e reduzir o consumo de água. É uma união de conscientização”, destacou.

Segundo ele, o compromisso institucional reflete um entendimento coletivo de que boas práticas beneficiam não apenas o ambiente interno, mas toda a sociedade.

“A Assembleia vestiu a camisa preocupada com meio ambiente e, principalmente, com o meio em que nossos servidores estão inseridos”, completou.

O Ales Sustentável atua em várias frentes, como monitoramento do consumo de recursos, avaliação da eficiência de processos, redução de desperdícios e acompanhamento de emissões e resíduos. A proposta inclui ainda orientar políticas públicas e reforçar a transparência.

Williman destaca o papel estratégico da plataforma de indicadores utilizada no projeto:

“Ali colocamos metas já cumpridas, metas a serem cumpridas, e tudo isso com o apoio da plataforma de indicadores. É muito importante, na gestão pública ou privada, contar com ferramentas que orientem, estabeleçam metas e permitam medir se estamos alcançando os objetivos.”

A edição 2025 do Prêmio Assembleia Cidadã recebeu 70 projetos na etapa inicial. O objetivo da premiação é reconhecer e divulgar iniciativas legislativas que fortalecem a relação do Parlamento com o cidadão, ampliam a humanização das instituições e promovem boas práticas.

Finalistas por categoria

Atendimento ao Cidadão

  • CCJ Cidadã (RO)

  • Sala Lilás (RJ)

  • Legislação Mineira em Áudio (MG)

Gestão

  • Ecolegis (PB)

  • Legis Vídeos (RN)

  • Ales Sustentável (ES)

Projetos Especiais

  • Alepe Antirracista (PE)

  • Implementação da Lei 12.311/2024 – Escola Informada (MA)

  • Parlamento Comunicação (PR)

Reportagem Legislativa

  • Documentário Sociedade Singular (PB)

  • Vício em apostas é motivo de preocupação e debate na Alesc (SC)

  • Memórias do Parlamento (RJ)

Leia também