Segundo um recente estudo científico divulgado no The BMJ (uma publicação periódica do Reino Unido e uma das mais influentes e conceituadas publicações sobre medicina no mundo), atividades como dança, corrida, HIIT (exercícios curtos muito intensos) e treino de força, são consideradas as mais eficazes no controle da depressão, tanto quando praticadas individualmente quanto quando combinadas com tratamentos convencionais, como psicoterapia e medicamentos.
Atividades físicas menos intensas como a caminhada e ioga também foram consideradas benéficas, porém o estudo indica que quanto mais intensa for a atividade física, maiores serão os benefícios percebidos.
A Unimed Sul Capixaba possui o Grupo de Idosos, direcionado a pessoas acima de 60 anos que tem como objetivo incentivar uma vida mais saudável, estimulando a caminhada, a dança e atividades em grupo, proporcionando o bem-estar e ocupando o tempo ocioso.
Além disso, a cooperativa dispõe da Caminhada Orientada e Ginástica Funcional, desenvolvidas para incentivar a prática de atividade física e promover a qualidade de vida dos moradores de Cachoeiro de Itapemirim.
Essas ações integram o projeto Movimento Saúde da cooperativa que conta com acompanhamento profissional para identificar se os participantes estão atingindo os objetivos com a prática da atividade física.
De acordo com o gerente de Atenção Integral à Saúde da Unimed Sul Capixaba, Eduardo Tonole Dalfior, o intuito é ajudar as pessoas a cuidarem da saúde, controlando questões como o peso, pressão arterial e saúde mental, estendendo essa ação para quem não é cliente da cooperativa.
“Cientes dos benefícios, os médicos da cooperativa podem recomendar esse tipo de atividade coletiva para os seus pacientes de modo a complementar o tratamento no consultório”, destaca Eduardo Tonole.
Caminhada Orientada
O projeto “Caminhada Orientada”, implementado em 2013 na Unimed Sul Capixaba, vai além de uma simples proposta de atividade física, com aulas gratuitas de segunda a quinta-feira, das 5h30 às 8h, na Avenida Beira Rio. A iniciativa conta com acompanhamento de profissionais especializados que identificam se os objetivos estão sendo alcançados com a prática da atividade física, proporcionando uma abordagem personalizada para cada participante.
A cardiologista da Unimed Sul Capixaba, Thaina Soares, destaca a importância de iniciativas como a “Caminhada Orientada” com a supervisão profissional para garantir que a prática da atividade física seja segura e eficaz. “O acompanhamento especializado permite monitorar a evolução de cada indivíduo, ajustando os exercícios conforme necessário e assegurando que a caminhada seja um benefício duradouro para a saúde”, ressalta a médica.