O mês de agosto é referência em conscientizar a população quanto a importância da amamentação. O leite materno – considerado ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS) tamanha sua importância – é o motivo da campanha Agosto Dourado.
De acordo com a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade (dados de 2022).
O leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida. É nele que estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o saudável desenvolvimento dos bebês.
De olho nessa campanha, a Cirurgiã-Dentista e Diretora Clínica do IOS – Instituto Odontológico, Dra. Marlei Bonella, diz que além dos benefícios do aleitamento materno na produção de anticorpos, a amamentação contribui para a saúde bucal. A amamentação contribui para o crescimento adequado do complexo crânio – facial e desenvolvimento da musculatura bucal.
Quando o bebe faz o movimento de sucção da mama, possibilita melhor desenvolvimento da face, melhor posicionamento dos dentes (correta oclusão, que é a mordida), contribuindo para o exercício das funções de deglutição, respiração, mastigação e fala
O bebê, logo após apontar os primeiros dentinhos, já deve começar a ser levado ao dentista regularmente, para uma consulta de avaliação da saúde bucal. “Identificar anormalidades no formato da arcada, com dentes apinhados ou mordida cruzada para poder corrigi-las precocemente, além de realizar procedimentos de prevenção da cárie”, explica Marlei.