Comportamento

Agerh Declara Estado de Alerta Hídrico no Espírito Santo

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) publicou, nesta quarta-feira (18), a Resolução nº 003/2024, declarando Estado de Alerta em todo o Espírito Santo devido à prolongada escassez hídrica nos rios do estado. A normativa, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), estabelece medidas restritivas para diversos setores que utilizam água.

A decisão foi tomada após o Comitê Integrado de Comando e Controle (CICC) Estiagem, que reúne órgãos responsáveis por mitigar os impactos da estiagem no estado, avaliar o cenário crítico de insuficiência de chuvas e a previsão de continuidade da seca. A análise indicou um elevado risco de estresse hídrico e uma significativa redução na disponibilidade de água para diferentes usos nos próximos meses.

Além da escassez de chuvas, a elevação das temperaturas e a baixa vazão dos principais rios capixabas contribuíram para a situação. “Todo o Governo está trabalhando para reduzir os impactos da estiagem, que também refletem nos focos de incêndio que estamos combatendo. São mais de cinco mil hectares queimados em todo o Estado. A resolução da Agerh considera que 71 municípios vivem situação crítica de água, o que ressalta a importância do uso racional dos recursos hídricos”, comentou o governador Renato Casagrande.

Fábio Ahnert, diretor-presidente da Agerh, destacou a necessidade de práticas sustentáveis e responsáveis no uso da água. “Com vazões mínimas, é crucial que os grandes setores usuários, como a agricultura e a indústria, adotem um esforço restritivo para melhorar a disponibilidade hídrica para o abastecimento humano e a dessedentação de animais”, afirmou.

O Estado de Alerta permanecerá em vigor até que a situação hídrica se normalize. Os órgãos competentes serão responsáveis pela fiscalização do cumprimento das normas e pela aplicação de penalidades administrativas em caso de descumprimento.

 

Governo do ES Anuncia Sistema Avançado para Combate a Queimadas e Desmatamento

Leia também