Economia

ABIH-ES vai à Brasília tentar reverter ponto da Reforma Tributária

Nerleo Caus, presidente da ABIH-ES (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo) está em Brasília dialogando com parlamentares nas vésperas da votação da Reforma Tributária. Do jeito que está, o projeto pode deixar o setor de turismo, eventos e viagens de fora da isenção ou da alíquota reduzida, o que iria afastar o Brasil – e o Espírito Santo – de concorrer com outros grandes destinos internacionais.

Atualmente, a proposta da Reforma Tributária aumenta de 8% para 25% a alíquota das atividades turísticas. O objetivo do setor hoteleiro é que o governo adote uma alíquota diferenciada, dando assim condições para aumentar a competitividade do Brasil como um destino turístico, estimulando a economia local, atraindo novos investimentos e promovendo o crescimento sustentável.

Nerleo lembra que o setor representa cerca de 8,1% do PIB brasileiro, com R$ 238,6 bilhões de receita bruta, é também um dos maiores empregadores, com 7,4 milhões de empregos diretos.

Em tempo: o relator da reforma tributária, Aguinaldo Ribeiro, negocia ao menos três mudanças em seu parecer para vencer a resistência dos governadores, que ameaça os planos do presidente da Câmara, Arthur Lira, de votar o texto ainda nesta semana. Lira vai receber um grupo de governadores em busca de consenso e mantém confiança na aprovação até sexta-feira. Renato Casagrande, aliás, se encontrou com representantes da ABIH-ES em Brasília.

Leia também