Cultura Geral

Carnaval 2026 movimenta Vila Velha

Com blocos em diversos bairros a partir deste fim de semana

A folia já tem data para começar em Vila Velha. A partir deste fim de semana, blocos de Carnaval tomam conta das ruas em diferentes bairros do município, levando alegria, música e tradição para moradores e visitantes da Grande Vitória. A programação segue até o Carnaval oficial, com desfiles espalhados por toda a cidade.

O primeiro fim de semana de festa começa no sábado, com o Primeiro Carnaval de Vila Velha, que desfila na Prainha, das 13h às 18h, marcando a abertura da temporada carnavalesca no município.

No domingo (dia 8), a animação continua com o Balança Penha, na Praça do Ibis, e o Bloco do Limão, no bairro Santa Mônica. Os desfiles acontecem em horários variados, entre o início da tarde e o começo da noite.

A programação segue no fim de semana seguinte, com destaque para:

  • Dia 13: Bloco Surpresa, na Barra do Jucu, e Carnaval Florescer, na Praia da Costa;

  • Dia 14: Bloco Surpresa, novamente na Barra do Jucu, e o Bloco do Boi, na Beira das Flores.

Os horários variam conforme cada atração, geralmente entre 13h e 19h ou 16h às 18h.

No domingo (14), também haverá desfile em Itapuã, com o Bloco Tô Tamanho, a partir das 15h, além do Balança Penha, no Centro e na Prainha, a partir das 10h da manhã. O público infantil poderá aproveitar o Folia das Crianças, nos bairros Morada de Sol e Namorada, a partir das 16h.

Durante o Carnaval oficial, entre os dias 15, 16 e 17, a festa se intensifica com blocos desfilando diariamente em diferentes regiões da cidade. Estão confirmados desfiles como:

  • Unidos da Toca, em Itapuã;

  • Bloco da Comunidade, na Barra do Jucu;

  • Unidos da Vovó, em Ponta da Fruta;

  • Unidos da Tóquio, em Itapuã;

  • Papel Velho, em Coqueiral de Itaparica;

  • Bloco Infantil Canelinha, em Itapuã, no dia 16, das 9h ao meio-dia;

  • Desfile do Grêmio Recreativo Escola de Samba Independente de Terra Vermelha, em Terra Vermelha.

Também fazem parte da programação blocos tradicionais como Divino Folia, Bloco da Vaquinha, Mascarados e novas edições do Bloco Surpresa.

Durante os desfiles, haverá interdições temporárias nas vias, conforme a passagem de cada bloco. As ruas serão liberadas ao tráfego após a dispersão do último integrante. Os locais contarão com apoio da Guarda Municipal, que fará a orientação do público e garantirá a segurança dos foliões.

Leia também