Tecnologia Turismo

“Vibes”, turistech capixaba,  se consolida como case de sucesso e passa a atuar como braço de tecnologia do Sebrae|ES

Criado em Vitória, o Vibes, aplicativo gratuito de lazer e turismo, se consolidou como um dos principais cases de inovação do Espírito Santo ao unir tecnologia, impacto social e fortalecimento dos pequenos negócios do setor turístico. A trajetória de crescimento da turistech capixaba ganha um novo capítulo onde o Vibes se torna um braço de tecnologia do Sebrae|ES, em uma parceria voltada para potencializar o turismo no estado.

Gratuito e fácil de usar, o Vibes funciona como um guia inteligente de turismo e lazer, reunindo informações sobre pontos turísticos, gastronomia, rotas, circuitos e experiências, organizadas por meio de tecnologia de georreferenciamento e inteligência artificial própria. Atualmente, a plataforma reúne mais de 6 mil destinos mapeados, com atuação em estados como Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará e Distrito Federal, além de presença em 10 países.

A relação entre o Sebrae|ES e o Vibes teve início em 2023, durante o ESX, um dos maiores eventos de tecnologia do Espírito Santo. Na ocasião, o estande da startup foi um dos mais visitados do evento, o que atraiu a atenção de investidores e resultou em um aporte financeiro que avaliou a empresa em R$ 3,5 milhões. Em 2024, também no ESX, uma nova aproximação com o Sebrae, iniciou uma convergência de atuação estratégica no setor de turismo.

“O Vibes se conecta diretamente ao propósito do Sebrae|ES de transformar territórios, impulsionando vocações. Faz muito sentido termos ao nosso lado uma startup capixaba, que foi impulsionada no ESX, o maior evento de inovação do Espírito Santo, realizado pelo Sebrae, e que hoje passa a atuar como um braço tecnológico fortalecendo a promoção dos destinos capixabas, dando escala à visibilidade dos pequenos negócios ligados ao turismo.” Adriana Rocha, gerente de relacionamento do Sebrae|ES.

Como resultado da parceria, em julho de 2025, Vibes e Sebrae|ES lançaram uma nova versão do aplicativo, que permite aos usuários conhecer rotas e circuitos turísticos, pacotes de turismo, experiências, eventos e diversas opções de lazer, conectando moradores e turistas a atrativos e empreendimentos locais. A iniciativa busca ampliar a visibilidade dos destinos capixabas, promover a digitalização dos pequenos negócios turísticos e contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável do estado.

“Criamos o VIBES para democratizar o acesso ao turismo e dar visibilidade ao pequeno empreendedor, que é a base do setor no Brasil. Ser o braço de tecnologia do Sebrae|ES na promoção do turismo capixaba reforça a nossa vocação, o VIBES nasceu no Espírito Santo e hoje se consolida como uma das principais turistechs do Brasil, com potencial para ganhar escala global”, afirma Fernando Gregório, CEO e fundador do Vibes.

Um dos destaques da nova fase do aplicativo é o lançamento do marketplace de pacotes turísticos, que cria uma vitrine digital para pequenos empreendedores. O primeiro pacote comercializado, “Vem pro Norte Capixaba com o Vibes”, vendeu 21 unidades em apenas sete dias, movimentando a economia local e reunindo transporte, guia credenciado, passeio de barco e experiências regionais.

Para o empreendedor Fabio Seganttini, da Agência Seganttini Turismo, primeiro a vender pacotes pela plataforma, o Vibes abriu novas possibilidades de mercado. “O aplicativo nos permitiu alcançar públicos que antes eram inacessíveis, inclusive dentro do próprio Espírito Santo. O resultado mostrou o quanto a tecnologia pode transformar o turismo regional”, destaca.

Fundado em 2021, o Vibes já faturou mais de meio milhão desde a sua criação e projeta alcançar 1 milhão de usuários, estar presente em todas as capitais brasileiras até 2026 e atingir valor de mercado de R$ 1 bilhão. Reconhecido nacionalmente, o aplicativo venceu desafios da Embratur e da Prefeitura de São Paulo, tornando-se o app oficial de turismo da capital paulista — um feito que reforça o protagonismo capixaba no ecossistema brasileiro de turistechs.

Leia também