Cultura

Exposição “A Vida Insiste” é aberta com sucesso na Prainha de Vila Velha

A galeria da Pousada VilaZinha, na Prainha de Vila Velha, ficou pequena para receber o público que prestigiou o coquetel de abertura da exposição “A Vida Insiste”, do artista capixaba Joarez Romano. O evento reuniu artistas, apreciadores e colecionadores de arte, ativistas das causas ambientais, autoridades e amigos, marcando o início de uma mostra que propõe reflexão sensível e atual sobre a relação entre o ser humano e o planeta.

Com pinturas de linguagem impressionista, a exposição apresenta obras que dialogam com as transformações da natureza e a resistência da vida em meio às adversidades impostas pelas mudanças climáticas. A mostra segue em cartaz até 28 de fevereiro de 2026, na VilaZinha Espaço Artes, galeria-store instalada na charmosa Pousada VilaZinha, consolidando o espaço como um polo de arte e cultura na região histórica de Vila Velha.

Além das telas de Joarez Romano, o público também pode conferir peças em madeira reciclável com pinturas da artista convidada Ana Sanches, ampliando o diálogo entre arte, sustentabilidade e reaproveitamento de materiais. A exposição conta ainda com o apoio do Instituto Pró-Tapir, que desenvolve ações de pesquisa, educação ambiental, sensibilização comunitária e fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção da biodiversidade e dos ecossistemas naturais.

Em um momento em que o mundo acompanha de perto os impactos das mudanças climáticas, a exposição reforça como o mercado de arte tem se conectado a ativistas ambientais para promover conscientização e engajamento. No centro desse debate está o próprio ser humano e a compreensão de que arte, ciência e tecnologia podem formar uma aliança potente em defesa do planeta. Como sugere o título da mostra, apesar dos desafios, a vida insiste.

Leia também