Empresários e contabilistas aprendem como apoiar projetos sociais com uso de incentivos fiscais em encontro do Cores, da Findes
Como utilizar recursos fiscais para apoiar projetos que fortalecem o desenvolvimento social, cultural e econômico do Espírito Santo? Essa é a proposta do Café com Cores – Nova Venécia, promovido pelo Conselho Temático de Responsabilidade Social (Cores) da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). O encontro acontece no dia 11 de novembro, a partir das 8h30, no Centro Comunitário São Marcos, em Nova Venécia, e é voltado para empresários e contabilistas interessados em compreender, na prática, como funcionam os incentivos fiscais e de que forma podem aplicá-los para gerar impacto positivo.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: findes.online/cafecomcoresnovavenecia.
O incentivo fiscal é uma ferramenta que permite que empresas e pessoas físicas direcionem parte dos impostos devidos ao governo para o apoio de projetos sociais, culturais e esportivos, ampliando o alcance das iniciativas que transformam realidades locais. A ação integra a agenda do Cores, que promove o engajamento do setor produtivo em temas de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.
A manhã de aprendizado começa com um café de boas-vindas, às 8h30, seguido pela abertura oficial e uma série de palestras e apresentações de cases práticos que demonstram os resultados do uso consciente dos incentivos fiscais.
A primeira palestra, “Gestão Tributária Inteligente: Como Utilizar Incentivos Fiscais e se preparar para a Reforma”, será ministrada pela empresária contábil Carla Tasso, coordenadora da Comissão do ESG do CRCES. Em seguida, a analista de Relacionamento Social Gabriela Nico, da Suzano, apresentará o case dos projetos apoiados pela empresa.
A programação segue com as palestras “Leis de Incentivo à Cultura: objetivos, benefícios e impacto no Estado”, com a subsecretária de Estado de Fomento e Incentivo à Cultura, Maria Thereza Bosi de Magalhães, e “Normas e procedimentos da LICC: como patrocinar um projeto cultural”, com a gerente de Incentivo à Cultura da Secult, Maria Emília Fernandes Moça Vasconcelos.
Na sequência, o vice-presidente de Operações da Nater Coop, Erik Juliano Zottele Pagung, apresenta o case dos projetos da LICC e LIEC.
O gerente de Competitividade da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), Humberto Queiroz de Oliveira, abordará o tema “Incentivos Tributários: Compete-ES e Invest-ES”, seguido da apresentação da analista de Sustentabilidade do Instituto EDP, Sofia Giambarba Furmanski, que mostrará os investimentos sociais da instituição no Espírito Santo.
O evento encerra às 12h, após um momento dedicado a perguntas e troca de experiências entre os participantes.