Cerca de 100 estudantes com mais de 60 anos se apresentam no Teatro Glória, em Vitória, no encerramento do ano letivo da Fames
O Teatro Glória, no Centro de Vitória, será palco de uma noite especial no dia 21 de outubro, às 20 horas, com o espetáculo de encerramento do ano letivo do projeto “Música na Maturidade”, da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). O concerto celebra os 15 anos de existência da iniciativa e reunirá cerca de 100 estudantes a partir dos 60 anos, que frequentam as aulas regulares na instituição.
Este ano, o evento ganha um brilho ainda mais especial com a participação do cantor Silva, ex-aluno da Fames e filho da professora Letir Silva de Souza, uma das coordenadoras do projeto. O artista fará uma participação afetiva e simbólica, interpretando uma canção junto ao coro formado pelos alunos.
“Tenho uma admiração imensa por esse projeto e tive o prazer de vê-lo nascer. Acredito na transformação que o estudo da música pode fazer na vida de alguém e gostaria que todos pudessem ter essa experiência. Ver o coro de pessoas maduras, que cantam com tanta emoção, me enche de alegria e de certeza de que a música deixa nossa vida mais leve e mais bonita”, afirmou Silva.
O concerto contará ainda com o apoio de uma banda formada por estudantes e professores da Fames, além de tradutores de Libras, garantindo a acessibilidade do público. No repertório, versões singulares de clássicos da música brasileira serão interpretadas com arranjos que valorizam a pluralidade sonora dos alunos — que, além de cantar, tocam flauta doce, sinos, percussão e outros instrumentos.
Criado em 2010, o projeto “Música na Maturidade” tem como proposta democratizar o acesso à educação musical e promover o desenvolvimento artístico, cognitivo e emocional de pessoas a partir dos 60 anos. As atividades acontecem em aulas semanais, com uma estrutura curricular que inclui disciplinas como Percepção Musical, Flauta Doce, Coral e Prática de Conjunto.
Sob a coordenação das professoras Letir Silva de Souza e Raquel Bianca, o projeto adota uma metodologia de Educação Musical voltada para a sensibilização e alfabetização da linguagem sonora, estimulando o aprendizado, a convivência e a autoestima dos participantes.