Cultura

Projeto “Música na Maturidade” celebra 15 anos com concerto especial

Cerca de 100 estudantes com mais de 60 anos se apresentam no Teatro Glória, em Vitória, no encerramento do ano letivo da Fames

O Teatro Glória, no Centro de Vitória, será palco de uma noite especial no dia 21 de outubro, às 20 horas, com o espetáculo de encerramento do ano letivo do projeto “Música na Maturidade”, da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). O concerto celebra os 15 anos de existência da iniciativa e reunirá cerca de 100 estudantes a partir dos 60 anos, que frequentam as aulas regulares na instituição.

Este ano, o evento ganha um brilho ainda mais especial com a participação do cantor Silva, ex-aluno da Fames e filho da professora Letir Silva de Souza, uma das coordenadoras do projeto. O artista fará uma participação afetiva e simbólica, interpretando uma canção junto ao coro formado pelos alunos.

“Tenho uma admiração imensa por esse projeto e tive o prazer de vê-lo nascer. Acredito na transformação que o estudo da música pode fazer na vida de alguém e gostaria que todos pudessem ter essa experiência. Ver o coro de pessoas maduras, que cantam com tanta emoção, me enche de alegria e de certeza de que a música deixa nossa vida mais leve e mais bonita”, afirmou Silva.

O concerto contará ainda com o apoio de uma banda formada por estudantes e professores da Fames, além de tradutores de Libras, garantindo a acessibilidade do público. No repertório, versões singulares de clássicos da música brasileira serão interpretadas com arranjos que valorizam a pluralidade sonora dos alunos — que, além de cantar, tocam flauta doce, sinos, percussão e outros instrumentos.

Criado em 2010, o projeto “Música na Maturidade” tem como proposta democratizar o acesso à educação musical e promover o desenvolvimento artístico, cognitivo e emocional de pessoas a partir dos 60 anos. As atividades acontecem em aulas semanais, com uma estrutura curricular que inclui disciplinas como Percepção Musical, Flauta Doce, Coral e Prática de Conjunto.

Sob a coordenação das professoras Letir Silva de Souza e Raquel Bianca, o projeto adota uma metodologia de Educação Musical voltada para a sensibilização e alfabetização da linguagem sonora, estimulando o aprendizado, a convivência e a autoestima dos participantes.

Leia também